Governo habilita primeiras 23 empresas do setor automotivo no Mover

Reuters

Publicado 09.04.2024 14:43

(Reuters) - O governo habilitou as primeiras 23 empresas do setor automotivo no programa Mover, que pretende distribuir 19,3 bilhões de reais em créditos tributários até 2028 à indústria, enquanto outros 18 pedidos estão em análise.

Entre as empresas habilitadas estão Toyota, Renault (EPA:RENA), General Motors (NYSE:GM), Mercedes-Benz, Nissan (TYO:7201), Honda (TYO:7267), Marcopolo (BVMF:POMO4) e o centro de pesquisa da Ford (NYSE:F). As 23 habilitações foram publicadas nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), a maioria das autorizações iniciais são para fabricantes de veículos e autopeças que já produzem no país.

"Das que permanecem sob análise, 11 são para projetos de desenvolvimento, incluindo novas plantas, novos modelos e relocalização de fábricas; e três são para serviços de pesquisa de empresas que não fazem carros nem componentes, mas têm centros de P&D e laboratórios no país. As outras quatro são empresas com fábricas já em funcionamento", afirmou a pasta.

O ministério disse que as empresas habilitadas podem apresentar seus projetos e solicitar os créditos proporcionais aos investimentos -- que podem variar de 0,50 a 3,20 reais por real investido "acima de um patamar mínimo" não especificado no comunicado.