Grupo SBF aposta em ativos digitais para engajar torcedores de futebol

Bloomberg Línea Brasil

Publicado 17.01.2022 11:26

Atualizado 17.01.2022 12:00

Grupo SBF aposta em ativos digitais para engajar torcedores de futebol

A criação e a exploração de ativos digitais para o engajamento de fãs e torcedores de entidades desportivas estão se tornando a nova “mina de ouro” para grupos com atuação no mercado de esportes. Esse é o caso do grupo Grupo SBF (SA:SBFG3) , ecossistema que conecta Centauro (SA:SBFG3), Fisia (distribuidora oficial da Nike (NYSE:NKE) no Brasil) e NWB (canais digitais Desimpedidos, Acelerados e Falcão 12), que anunciou, nesta segunda-feira (17), que concluiu um processo de investimento na Onefan Ativos Digitais. Em fato relevante, a companhia informou que o investimento se deu por meio da aquisição de um bônus de subscrição de ações correspondentes a 30% do capital social total da Onefan.

O negócio é resultado de uma associação entre o grupo SBF e a Sportheca, startup studio de inovação e tecnologia para a indústria do esporte. A OneFan é uma sportstech criada para potencializar a relação dos torcedores e fãs com as entidades esportivas, por meio de tecnologia e inteligência para promover o sportainment (esporte somado ao entretenimento), explica comunicado da SBF à imprensa.

O engajamento de fãs e torcedores é feito por meio do seu SuperApp, já utilizado por clubes brasileiros, federações nacionais e internacionais e clubes na Espanha, além de parcerias com entidades de outras modalidades esportivas.

O SuperApp é descrito pela SBF como uma plataforma white label com mais de 850 mil usuários, é hoje o aplicativo oficial de times como o Fortaleza, São Paulo, Atlético Mineiro, Coritiba e Flamengo.

A transação foi conduzida pela SBF Ventures, unidade criada pelo grupo visando novos negócios e a aceleração do crescimento de empresas com alto potencial para seu ecossistema de esportes. Segundo a SBF, o novo ativo dará ao grupo a oportunidade e a capacidade de entregar, com velocidade e em tempo real, soluções integradas às entidades esportivas. Além da oferta atual de produtos licenciados e oficiais, lojas, canais de distribuição e conteúdo, com a OneFan, o grupo SBF diz que entra no universo de iniciativas mobile, programa sócio-torcedor, entre outras.

Desde o ano passado, as perspectivas para a monetização de base de torcedores se tornam mais favoráveis no Brasil. O impulso se deu a partir do momento em que os clubes de futebol foram autorizados a se transformar em SAF (Sociedade Anônima de Futebol), após a promulgação da Lei nº 14.193, de 6 de agosto de 2021.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Segundo a nova legislação, os clubes brasileiros podem virar empresas dedicadas à prática do futebol, e assim alavancar a capacidade de captação de recursos, como nos maiores mercados de futebol no mundo.

O mercado de criptoativos é um dos focos dos clubes brasileiros. O nicho começou a ser explorado pela Seleção Brasileira de Futebol em agosto do ano passado, quando começou a ser listado o token oficial da Seleção pela empresa turca de blockchain Bitci Technology, especializada em projetos NFT (tokens não-fungíveis), após uma pré-venda considerada um sucesso histórico.

Em dezembro, o ex-jogador da Seleção, Ronaldo Luís Nazário de Lima, conhecido como “Ronaldo Fenômeno”, anunciou um acordo para a compra do centenário time Cruzeiro, sediado em Belo Horizonte (MG), onde o ex-atacante iniciou sua carreira profissional em 1993.

O negócio de R$ 400 milhões, referente à aquisição de 90% das ações da Raposa Azul (SA:AZUL4), marcou o início de um novo capítulo na história do esporte mais popular do país. O clube mineiro também permitiu que os torcedores invistam no time com o lançamento do fan token CRZ.

Ver mais em Bloomberg Línea Brasil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações