Hapvida ainda vê espaço para melhorar sinistralidade, após reduções

Reuters

Publicado 01.04.2024 16:05

Atualizado 01.04.2024 17:15

(Reuters) - A Hapvida (BVMF:HAPV3) ainda vê espaço para melhoria no indicador de sinistralidade, com o início de uma nova jornada de reajustes a partir de maio, forte ritmo de verticalização da companhia e sinergias a serem capturadas, disse o presidente, Jorge Fontoura Pinheiro de Lima, nesta segunda-feira.

"Apesar de a gente estar mostrando uma trajetória bem consistente, conforme a gente planejou lá atrás, de ampliação de margens, principalmente para redução de sinistralidade, a gente ainda vê, sim, muito espaço para melhoria", disse Lima.

A Hapvida registrou uma sinistralidade caixa de 69,3% no quarto trimestre de 2023, recuo ante o percentual de 71,9% dos três meses anteriores e de 72,9% um ano antes. No ano, o percentual caiu a 71,8%, de 73,3% em 2022.

Entre os fatores que devem apoiar essa melhoria, Lima destacou o início de um novo ciclo de reajustes a partir de maio -- menor que em 2023, mas ainda na casa de dois dígitos --, um ritmo forte de verticalização das redes e "sinergias a serem conquistadas".

O executivo também disse que, no primeiro trimestre, o indicador está alinhado ao volume histórico da companhia.

"Com relação à sinistralidade, ela está, (no) primeiro trimestre, bem em linha com o comportamento histórico... Nada que tenha mostrado uma redução em relação a volumes históricos e muito menos um aumento."

Os comentários foram feitos durante teleconferência com analistas, após divulgação de balanço da operadora de planos de saúde na semana passada.

O CEO ainda adiantou que a empresa prepara um novo portfólio de vendas, mais focado em locais onde há unidades com ociosidade na rede própria, que será lançado este ano.

"Deve estar rodando plenamente no final do primeiro semestre, início do segundo semestre", afirmou.

O lucro líquido ajustado da Hapvida mais que dobrou no quarto trimestre na comparação ano a ano, para 330,5 milhões de reais, em meio a reajuste de preços em seus planos de saúde.

Para analistas do Itaú BBA, o resultado de Hapvida foi considerado positivo, diante de um período difícil para as operadoras de saúde no Brasil, com deterioração do capital de giro e rentabilidade sob pressão.

"No entanto, nesse cenário, vemos os resultados da Hapvida se destacando", afirmaram, chamando atenção para o que consideraram uma sólida conversão de fluxo de caixa no trimestre, com redução da dívida líquida e avanço "na direção certa" para entregar um 2024 significativamente melhor em termos de taxa de perda médica (MLR) e margens Ebitda.

As ações da Hapvida encerraram o pregão desta segunda-feira em alta de 6,49%, a 3,94 reais cada, melhor desempenho percentual do Ibovespa, que teve declínio de 0,82%, segundo dados preliminares.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Dentro do plano de investimentos da Hapvida para este ano, o presidente informou que estão previstos quatro novos hospitais, um no Recife, dois em São Paulo -- um deles, uma reativação -- e outro no Rio de Janeiro.

"Os projetos 'greenfield' de SP e RJ são preliminares e se encontram neste momento em fase de prospecção de terrenos, prédios e ativos, com inauguração prevista para 2026."

Os investimentos, segundo o executivo, serão custeados integralmente com a geração de caixa operacional da companhia.

(Reportagem de Patricia Vilas Boas)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações