Holanda impõe 10ª multa contra Apple em caso envolvendo aplicativos de namoro

Reuters

Publicado 28.03.2022 17:04

Atualizado 28.03.2022 18:56

Por Toby Sterling

AMSTERDÃ (Reuters) - O órgão de proteção ao consumidor da Holanda impôs nesta segunda-feira a décima multa semanal contra a Apple (NASDAQ:AAPL) por não cumprir ordem que obriga a empresa a permitir que provedores de aplicativos de namoro no país usem métodos de pagamento que não sejam os fornecidos pela própria Apple.

A Autoridade para Consumidores e Mercados (ACM) disse que suas multas contra a empresa agora totalizam 50 milhões de euros (55 milhões de dólares), o máximo que a legislação permite.

O regulador disse que a Apple apresentou uma nova proposta para cumprir a ordem no domingo - uma medida que o órgão de vigilância disse que acolheu, mas que chegou tarde demais para evitar a nova multa.

A prática da Apple de exigir que os desenvolvedores de apps usem seu sistema de pagamento e sejam forçados a pagar comissões de 15% a 30% nas compras de produtos digitais está sob investigação de reguladores e parlamentares em todo o mundo.

Embora o caso holandês se limite a aplicativos de namoro na Holanda, pode abrir um precedente para a empresa norte-americana, que negou irregularidades. A ACM vem aplicando multas semanais contra a empresa na disputa desde janeiro.