Honda e GM cancelam plano de US$5 bi para desenvolvimento de carros elétricos mais baratos

Reuters

Publicado 25.10.2023 12:16

TÓQUIO (Reuters) - A Honda Motor (TYO:7267) e a General Motors (NYSE:GM) estão cancelando um plano para desenvolver conjuntamente veículos elétricos (VEs) acessíveis, disseram as empresas nesta quarta-feira, apenas um ano depois de concordarem em trabalhar juntas em uma iniciativa de 5 bilhões de dólares para tentar superar a Tesla (NASDAQ:TSLA) em vendas.

A decisão ressalta a mudança estratégica da GM para retardar o lançamento de vários modelos de VE para se concentrar na lucratividade, conforme enfrenta o custo crescente das greves do sindicato United Auto Workers (UAW), que subiu para 200 milhões de dólares por semana este mês.

A montadora norte-americana abandonou na terça-feira sua perspectiva anterior de lucro para 2023.

"Após extensos estudos e análises, chegamos a uma decisão mútua de descontinuar o programa. Cada empresa continua comprometida com a acessibilidade no mercado de VE", disseram as empresas em um comunicado conjunto.

A Honda afirmou que não houve mudança em seu plano de vender apenas veículos eletrificados até 2040.

A GM citou uma declaração conjunta que aponta para projetos em que as empresas ainda estão trabalhando juntas ao reconhecer o fim do plano de veículos elétricos.

As ações da GM estavam praticamente estáveis em 28,52 dólares nas negociações pré-mercado na quarta-feira. A Honda fechou em alta de 0,8% em Tóquio antes do anúncio da decisão.