Hypera vê mercado potencial de R$10 bi com expiração de patentes

Reuters

Publicado 29.04.2024 12:17

Atualizado 29.04.2024 13:45

SÃO PAULO (Reuters) -A Hypera (BVMF:HYPE3) calcula que o vencimento de patentes de uma série de medicamentos nos próximos três anos deve gerar um mercado potencial para a empresa de cerca de 10 bilhões de reais, afirmaram executivos da farmacêutica brasileira nesta segunda-feira.

"Só a parte de quebra de patentes temos um mercado endereçável acima de 10 bilhões de reais nos próximos três anos e que estamos com 'pipeline' preparado para sermos os primeiros a entrar ou termos algumas inovações", afirmou o diretor de relações com investidores, Adalmario do Couto, em teleconferência com analistas.

O executivo acrescentou que neste ano a Hypera programa 70 lançamentos de produtos e que a empresa segue focada em ampliar participação de mercado nos segmentos de uso contínuo em mercados de prescrição.

As ações da Hypera exibiam alta de 5,85% às 13h15, enquanto o Ibovespa mostrava oscilação positiva de 0,22%.

A companhia divulgou na noite de sexta-feira que teve alta de 15% no lucro líquido do primeiro trimestre, com o presidente-executivo, Breno de Oliveira, citando geração recorde de caixa operacional e normalização do crescimento do mercado farmacêutico no período após desaceleração nas vendas no final do ano passado.

Para este ano, o executivo afirmou que espera crescimento na geração de caixa operacional, puxada pela redução nos estoques de produtos acabados e insumos, com a empresa mais focada em ganhos de rentabilidade após manter estoques elevados para atender ao mercados nos meses passados.

Couto, no entanto, afirmou que a margem bruta deste ano da Hypera deve ser "levemente inferior a 2023, principalmente pelo mix de produtos e menor ritmo de produção no ano pela estratégia de redução de estoques de produtos acabados".

No segundo trimestre, a margem da empresa deve vir melhor que um ano antes diante do aumento anual de preços autorizado pelo governo em abril, afirmou.

Questionado sobre o desempenho recente do mercado farmacêutico, Oliveira afirmou que abril as vendas "estão crescendo bem", em parte diante de um período maior de comercialização ante o mesmo mês do ano passado.

"Está crescendo dois dígitos médios, em linha com o que imaginávamos", afirmou o presidente da Hypera.

(Por Alberto Alerigi Jr., edição de Pedro Fonseca)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações