Hypermarcas vai concentrar em rentabilidade e evitar novas aquisições no curto prazo

Reuters

Publicado 03.11.2015 12:56

Hypermarcas vai concentrar em rentabilidade e evitar novas aquisições no curto prazo

Por Alberto Alerigi Jr.

SÃO PAULO (Reuters) - A companhia farmacêutica e de bens de consumo Hypermarcas (SA:HYPE3) vai se concentrar em ganhos de rentabilidade, após a venda de sua divisão de cosméticos para a francesa Coty, e não tem o objetivo de fazer novas aquisições no curto prazo, afirmou nesta terça-feira o presidente-executivo da companhia, Claudio Bergamo.

Na segunda-feira a empresa anunciou a venda do negócios de cosméticos, que inclui as marcas Monange, Risqué, Bozzano e Cenoura & Bronze, por 3,8 bilhões de reais, para abater dívida e se concentrar no setor de fármacos.

"A companhia agora passa a ser uma com caixa líquido. A primeira coisa vai ser continuar a investindo nos negócios remanescentes. No curto prazo nosso objetivo é usar os recursos (da venda da divisão de cosméticos) para redução do endividamento. Não está em perspectiva no curto prazo nenhum tipo de aquisição", afirmou o executivo em teleconferência com analistas.

Mais adiante a empresa poderá considerar recomprar ações ou distribuir dividendos aos acionistas, disse Bergamo.

As ações da Hypermarcas disparavam mais de 18 por cento nesta terça-feira, apesar de ter apresentado um resultado do terceiro trimestre ligeiramente abaixo do esperado pelo mercado, com lucro líquido de 75,4 milhões de reais e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 278 milhões de reais. Analistas, em média, esperavam lucro de 100 milhões e Ebitda de 290 milhões de reais para o terceiro trimestre.

Segundo analistas do BTG Pactual (SA:BBTG11), o acordo da Hypermarcas com a Coty permitirá que a empresa limpe seu balanço financeiro, uma vez que a dívida elevada é uma das principais razões que a têm impedido de entregar geração de caixa mais forte. No terceiro trimestre, a Hypermarcas tinha endividamento líquido de 3,86 bilhões de reais.

Bergamo afirmou que os recursos obtidos com a venda serão prioritariamente destinados à redução do endividamento líquido da Hypermarcas e que o negócio com a Coty não depende de cumprimento de determinadas métricas de performance da divisão.

A Hypermarcas espera que 45 por cento dos recursos obtidos com a venda sejam registrados nas contas da empresa no quarto trimestre deste ano e que os ganhos de capital serão neutralizados por amortização de ágio, prejuízos acumulados e

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

créditos fiscais.

Com o negócio firmado com a Coty, 60 por cento do faturamento da Hypermarcas, que somou 1,3 bilhão de reais no terceiro trimestre, passará a ser gerado por negócios da divisão de fármacos. Os negócios de cosméticos eram responsáveis por 20 por cento das receitas da empresa, ou 970 milhões de reais em 2014.

O acordo para venda da divisão de cosméticos deve colocar pressão competitiva sobre as empresas do setor no país, entre as quais a Natura (SA:NATU3), cujas ações subiam 6,4 por cento.

"Já que houve essa aquisição tão importante com a Hypermarcas, pode acontecer algum negócio com a Natura também, o setor como um todo acaba se valorizando", disse o analista Lauro Vilares, da Guide Investimentos.

Sobre a divisão de fraldas, que a Hypermarcas vinha tentando vender antes do anúncio do negócio com a Coty, Bergamo não deu detalhes sobre os planos. Aos analistas, o executivo comentou apenas que a Hypermarcas "fará tudo com muita calma (...) melhoria de rentabilidade em fralda vai vir com redução de custo, será gerida como se fosse um negócio independente".

No final de outubro, a Reuters publicou que a Hypermarcas estava em negociações avançadas para vender a divisão de fraldas para o grupo norte-americano Kimberly-Clark (N:KMB). Na ocasião, a empresa não se manifestou sobre o assunto.

(Reportagem adicional de Priscila Jordão)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações