IBM tem receita abaixo das estimativas no 2º tri após clientes cortarem gastos com TI

Reuters

Publicado 19.07.2023 19:05

Por Chavi Mehta

(Reuters) - A fornecedora de software corporativo IBM (NYSE:IBM) teve receita menor do que as expectativas de Wall Street no segundo trimestre, prejudicada por menores gastos pelos seus clientes, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira.

Provedores de serviços de TI (tecnologia da informação) têm alertado sobre a possibilidade de mais dificuldades, conforme as empresas reduzem os orçamentos de tecnologia em meio à tendência geral de corte de custos devido à elevação da inflação.

Grandes empresas de TI, como a Accenture e a indiana Tata Consultancy Services, também sinalizaram fraqueza na demanda.

A receita dos maiores segmentos da IBM, software e consultoria, aumentou em um ritmo mais lento durante o último trimestre, em comparação com o crescimento acentuado visto no mesmo período do ano anterior, já que a demanda diminuiu em mercados importantes nos Estados Unidos e na Europa.

O crescimento da receita nos EUA e na Europa Ocidental foi nulo, já que a empresa encerrou o ciclo de seus computadores de grande porte "mainframes", lançados no ano passado, disse o diretor financeiro James Kavanaugh em uma entrevista.