Ibovespa avança com exterior e encerra série de quedas semanais

Reuters

Publicado 13.05.2022 17:09

Atualizado 13.05.2022 18:35

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa brasileira teve alta nesta sexta-feira e voltou a registrar ganho semanal após cerca de um mês e meio, ajudado por sentimento de apetite ao risco no exterior.

Suzano (SA:SUZB3) e Petrobras foram as principais influências positivas do dia. A empresa de educação Yduqs disparou após resultados. Do outro lado, a B3 (SA:B3SA3) foi o grande destaque negativo, depois de dados do primeiro trimestre e mudanças em projeções para 2022.

O Ibovespa subiu 1,17%, a 106.924,18 pontos, na terceira alta seguida. Com isso, o índice fecha a semana com ganho de 1,7%, após cinco baixas semanais. O volume financeiro da sessão foi de 27,1 bilhões de reais.

"Temos um pregão de recuperação bastante em linha com as ações globais, que passaram por uma semana bastante turbulenta e de volatilidade", diz Filipe Villegas, estrategista da Genial Investimentos.

Na véspera, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reiterou intenção do banco central norte-americano em subir o juro em 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões, diminuindo temores de um movimento de alta mais agressivo.

Villegas apontou também a atratividade de algumas ações após depreciação recente e resultados do primeiro trimestre.

"É mais uma correção técnica", disse ele, observando que temas como elevação de juros nos EUA, desaceleração da economia na China e inflação global seguem preocupando.

Em Wall Street, os principais índices de ações subiram entre 1,5% e 3,8%. Twitter afundou 9,7%, após Elon Musk suspender temporariamente o acordo para compra da rede social, alegando esperar por dados de contas falsas.

DESTAQUES

- YDUQS ON (SA:YDUQ3) saltou 12,1%, maior alta desde junho de 2020. O grupo de educação divulgou na véspera avanço de 75,9% no lucro líquido do primeiro trimestre, impulsionado por aumento de receita. Para analistas do Credit Suisse (SIX:CSGN), os resultados mostram sinais de recuperação, com crescimento considerável na base de alunos, mas alertou para possível evasão maior no segundo semestre.

- GOL (SA:GOLL4) PN elevou 11,8% e AZUL PN (SA:AZUL4) cresceu 10,7%, maior ganho desde maio de 2021, com as ações das companhias aéreas beneficiadas pela valorização do real e após resultados vistos como positivos pelo mercado.

- B3 caiu 3,6%, sexta baixa em sete pregões, após o lucro da operadora de bolsa cair 12% no primeiro trimestre. A empresa elevou projeções de despesas mais investimentos, depreciação e amortização e despesas atreladas ao faturamento. Para o Itaú BBA, os resultados foram negativos e citou despesas operacionais acima das estimativas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- VALE ON (SA:VALE3) caiu 0,1%, mesmo após alta de 1% dos contratos futuros do minério de ferro em Dalian. Ações das siderúrgicas avançaram.

- KLABIN UNIT (SA:KLBN11) subiu 6% e SUZANO ON ganhou 5,8%.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) avançou 1,3%, em meio à alta de quase 4% do petróleo tipo Brent, após contratos futuros de gasolina nos EUA subirem para o maior nível histórico, com manutenção na queda de estoques.

- AMERICANAS ON teve alta de 1,7%, após reduzir o prejuízo no primeiro trimestre na comparação anual, com expansão de vendas e maior margem operacional, apesar de elevado volume de queima de caixa e pior resultado financeiro. A varejista previu aumento de margens e recomposição de caixa ao longo de 2022. MAGAZINE LUIZA (SA:MGLU3), que divulga resultado na próxima semana, teve valorização de 4,8%.