Ibovespa avança com melhora externa e alívio na curva de DI

Reuters

Publicado 27.09.2023 10:57

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa ensaiava uma recuperação nesta quarta-feira, após quatro quedas seguidas, buscando respaldo na melhora do ambiente externo, com alta de commodities como o minério de ferro e o petróleo, mas também alívio na curva de juros local.

Às 10:44, o Ibovespa subia 0,73%, a 115.030,92 pontos, após perder 3,79% nas últimas quatro sessões, tendo fechado na véspera na mínima desde o começo de junho. O volume financeiro somava 2,4 bilhões de reais.

Investidores continuam monitorando as negociações para evitar uma paralisação parcial do governo dos Estados Unidos, conforme se aproxima o prazo até a meia-noite de sábado para que o presidente democrata Joe Biden sancione uma proposta.

Em Nova York, o S&P 500 avançava 0,4%, em movimento endossado pelo alívio nos rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano, também reagindo após fortes perdas recentes.

Investidores, no entanto, continuam tendo como pano de fundo das negociações a chance de uma realidade de juros mais altos e por mais tempo nas principais economias do mundo e preocupações com a economia da China, em particular o setor imobiliário.

De acordo com a equipe da Guide Investimentos, os mercados globais estão ensaiando um movimento de acomodação após as fortes perdas registradas nesta terça-feira.

"A melhora, no entanto, é sutil e pontual, com investidores ainda de olho na iminência de um 'shutdown' parcial do governo americano e a falta de clareza com a situação do Evergrande (OTC:EGRNY) Group na China", ponderou.

h2 Destaques/h2

- VALE ON (BVMF:VALE3) subia 0,47%, a 65,87 reais. Os futuros do minério de ferro na Ásia se recuperaram nesta quarta-feira, com dados melhores do que o esperado sobre lucros industriais na China, embora os ganhos tenham sido limitados pelas preocupações com a demanda em meio à fraqueza persistente no mercado imobiliário do país. O contrato mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China encerrou o dia com alta de 0,59%.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) avançava 1,61%, a 34,00 reais. Os preços do petróleo no exterior avançavam mais de 1 dólar o barril, com as atenções voltadas para o aperto da oferta rumo ao inverno no hemisfério norte e a uma desaceleração suave da economia dos Estados Unidos. O Brent era negociado a 95,73 dólares o barril, em alta de 1,88%.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) ganhava 0,49%, a 26,73 reais, e BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) subia 1,07%, a 14,11 reais. O Banco Central divulgou mais cedo que as concessões de empréstimos no país aumentaram 9,4% em agosto ante julho, com o estoque total de crédito avançando 1,1% no período, a 5,524 trilhões de reais. A inadimplência em recursos livres permaneceu em 4,9%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- CASAS BAHIA ON (BVMF:BHIA3) subia 3,33%, a 0,62 real, em dia de melhora generalizada na bolsa, tendo ainda no radar anúncio da varejista de que seu vice-presidente comercial e de operações, Abel Vieira, apresentou pedido de renúncia. Em setembro, as ações acumulam queda de 44%. No setor, MAGAZINE LUIZA ON (BVMF:MGLU3) recuava 0,48%, a 2,09 reais.

- CVC ON (BVMF:CVCB3) avançava 4,58%, a 2,51 reais, beneficiada pelo movimento de queda na curva de juros doméstica, que ainda apoiava papéis de setores como consumo e imobiliário, com os respectivos índices subindo 1,17% e 1,51%, respectivamente.

- GOL PN tinha alta de 2,29%, a 6,26 reais. A companhia aérea anunciou nesta quarta-feira que concluiu refinanciamento de 1 bilhão de reais debêntures de sua unidade operacional Gol (BVMF:GOLL4) Linhas Aéreas SA, conhecida como GLA. Do valor, cerca de 900 milhões de reais serão amortizados em 30 parcelas entre janeiro de 2024 e junho de 2026. Outros 100 milhões serão pagos ainda neste mês.