Ibovespa cai 0,25%, a 127.689 pontos, por temor com juros nos EUA

Estadão Conteúdo

Publicado 14.03.2024 14:48

Atualizado 14.03.2024 18:10

Ibovespa cai 0,25%, a 127.689 pontos, por temor com juros nos EUA

Dados de inflação ao produtor mais fortes do que o esperado nos Estados Unidos, a queda dos preços do minério de ferro na China e os persistentes temores de interferência do governo em Petrobras (BVMF:PETR4) e Vale (BVMF:VALE3) levaram o Ibovespa a uma queda de 0,25% nesta quinta-feira, aos 127.689,97 pontos.

O índice de referência da B3 (BVMF:B3SA3) operou no negativo durante quase todo o pregão, entre a mínima, de 127.192,19 pontos (-0,64%), e a máxima, de 128.255,78 pontos (+0,20%). Dos 87 papéis da carteira teórica, 51 fecharam o dia no vermelho. O giro financeiro ficou em R$ 23,9 bilhões.

As preocupações com o cenário inflacionário norte-americano - e, consequentemente, com o timing da redução de juros no país - deram o tom do dia. O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) subiu o dobro do esperado em fevereiro, diminuindo as expectativas de cortes nos Estados Unidos este ano.

Os juros subiram nos EUA e aqui - no caso do Brasil, respondendo também à forte surpresa com as vendas do varejo ampliado, que cresceram 2,4% em janeiro - bem acima do consenso do mercado, de 0,5%. Esse resultado sinaliza uma economia mais forte no início do ano, o que levanta preocupações para a inflação e a redução dos juros.

Outros elementos também contribuíram para a queda das duas empresas mais pesadas do Ibovespa, Vale e Petrobras, e ajudaram a selar o destino do índice. O papel ordinário da mineradora recuou 1,27%, puxado pela queda de 2,62% dos preços do minério de ferro em Dalian, na China, a US$ 111,01 por tonelada - a menor cotação no fechamento desde 21 de agosto.

Temores de interferência política também pesaram sobre os papéis da empresa, enquanto investidores continuam repercutindo a carta de um ex-conselheiro da Vale que falou de uma "evidente e nefasta influência política" no processo sucessório. "Isso acabou fazendo preço e ainda gera desconfiança", afirma o analista CNPI da CM Capital Alex Carvalho.

Os papéis da Petrobras também caíram, entre 0,44% (PN) e 0,68% (ON), ignorando aumentos próximos de 2% nos preços do petróleo. Segundo o sócio da One Investimentos Bernard Faust, o imbróglio em torno dos dividendos extraordinários continua impedindo uma recuperação das ações.

Na outra ponta, o noticiário corporativo ajudou a segurar algumas empresas no campo positivo, a exemplo de Embraer (BVMF:EMBR3) ON (+10,21%) e Eletrobras ON (BVMF:ELET3) (+1,41%), que ajudaram a limitar as perdas do Ibovespa.

Em termos nominais, as maiores quedas do Ibovespa nesta quinta ficaram com Cemig (BVMF:CMIG4) PN (-4,15%), CSN ON (BVMF:CSNA3) (-3,75%), Hypera (BVMF:HYPE3) ON (-3,70%) e Gerdau (BVMF:GGBR4) PN (-3,02%). Na outra ponta, além de Embraer ON, aparecem São Martinho (BVMF:SMTO3) ON (+5,07%, na máxima), Carrefour (BVMF:CRFB3) ON (+3,29%) e Marfrig (BVMF:MRFG3) ON (+3,22%).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações