Ibovespa cai 0,78% com bancos, mas ganha 1,01% na semana, com commodities

Estadão Conteúdo

Publicado 21.01.2023 05:00

Ibovespa cai 0,78% com bancos, mas ganha 1,01% na semana, com commodities

O Ibovespa interrompeu a sequência de três dias de ganhos ao cair 0,78% nesta sexta, 20, aos 112.040,64 pontos. Os papéis de bancos foram destaque negativo da sessão, penalizados pelo risco em torno da exposição dessas empresas à Americanas. A disparada dos juros futuros, na esteira das críticas feitas esta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Banco Central, impactou os setores de consumo e imobiliário, que contribuíram para a baixa do índice.

Mesmo assim, a Bolsa brasileira encerrou a semana com ganho de 1,01% e sobe 2,10% em 2023, reflexo do aumento dos preços de commodities com a reabertura da China e da expectativa de desaceleração do aperto monetário nos Estados Unidos. A alta do petróleo - de 1,28% (WTI) e 1,71% (Brent) - e o avanço de 1,76% do minério de ferro na Dalian Commodity Exchange sustentaram ganhos da Petrobras (BVMF:PETR4) (+2,09% PN, +1,12% ON) e Vale (BVMF:VALE3) (+0,27%), que limitaram as perdas do Ibovespa hoje.

Em um dia de agenda esvaziada, o mercado doméstico voltou as atenções para a incerteza em torno dos rumos da Americanas (BVMF:AMER3) e para os rumos da política econômica do governo. Os investidores repercutiram a entrevista concedida por Lula à GloboNews na última quarta-feira, 18, quando o petista criticou a autonomia do Banco Central e o nível das metas de inflação, que exigiriam um juro elevado para "arrochar a economia".

"Após a entrevista de Lula, os juros futuros subiram bastante e o dólar teve alta, o que mostra o medo do mercado em relação à política econômica do governo. O que me surpreende, no final do dia, é a Bolsa não ter caído mais, ainda está com movimento forte de compra", diz o chefe de renda variável da SVN Investimentos, André Luzbel.

As ações dos principais bancos credores da Americanas cederam, em meio à incerteza em torno da recuperação judicial da varejista. O índice setorial financeiro da B3 (BVMF:B3SA3) encerrou o dia em baixa de 1,02%, na mínima do dia, com quedas dos papéis de BTG Pactual (BVMF:BPAC11) (-3,31%), Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4) (-1,77%), Santander (BVMF:SANB11) (-1,29%) e Bradesco (BVMF:BBDC4) (-1,91% ON, -1,41% PN).

Outros índices setoriais também cederam na sessão, com destaque para consumo (-1,16%) e imobiliário (-0,73%), penalizados pela abertura da curva de juros futuros. Para o sócio e chefe de renda variável da Legend Investimentos, José Simão, o movimento pressionou os segmentos, que já enfrentam margens apertadas no início deste ano.

No seu último dia nos índices da B3, a Americanas liderou as perdas do Ibovespa, com baixa de 29,0%, e encerrou o dia com as ações cotadas em R$ 0,77 - o menor nível no fechamento de toda a história da empresa. Alpargatas (BVMF:ALPA4) (-5,90%), Cosan (BVMF:CSAN3) (-4,47%), Suzano (BVMF:SUZB3) (-4,46%) e Rede D'or (-4,37%) completam a lista das maiores baixas do índice hoje.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na ponta positiva, os destaques do dia foram 3R Petroleum (BVMF:RRRP3) (+3,48%), Usiminas (BVMF:USIM5) (+2,73%), Pão de Açúcar (BVMF:PCAR3) (+2,46%) e CSN (BVMF:CSNA3) (+2,41%), além do BB (BVMF:BBAS3).

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações