Ibovespa cai 0,84%, aos 110,9 mil pontos, mas avança 1,79% na semana

Estadão Conteúdo

Publicado 13.01.2023 15:44

Atualizado 13.01.2023 19:21

Ibovespa cai 0,84%, aos 110,9 mil pontos, mas avança 1,79% na semana

O Ibovespa emendou o segundo dia de perdas apesar da relativa recuperação em parte das ações do setor de varejo, pressionadas no dia anterior pela revelação, na noite da quarta-feira, 11, da inconsistência contábil de R$ 20 bilhões em Americanas (BVMF:AMER3), o que afetou também as ações do setor financeiro, esta sexta, 13, ainda majoritariamente em desempenho negativo na sessão. Na semana, contudo, o Ibovespa conseguiu acumular ganho de 1,79%, vindo de perda de 0,70% no primeiro intervalo do ano. Em 2023, o índice da B3 (BVMF:B3SA3) acumula ganho de 1,08%, tendo passado ao positivo na terça-feira, 10.

Hoje, cedeu 0,84%, aos 110.916,08 pontos, entre mínima de 110.427,64 e máxima de 111.846,71, saindo de abertura aos 111.843,47, quase igual ao pico do dia. Fraco, o giro financeiro desta sexta-feira ficou em R$ 20,7 bilhões.

"O Ibovespa vinha de seis altas nesse começo de ano, em bom rali, mas houve uma contaminação, ontem, do caso Americanas, inclusive em bancos. Nos Estados Unidos, a inflação tem dado sinais auspiciosos, em nível mais brando, o que favorece emergentes como o Brasil, com a reabertura da China sendo outro fator favorável. O plano do Haddad, focado em aumento de arrecadação, mas também com corte de gastos, foi bem recebido pelo mercado, embora sem euforia, mesmo com a indicação, muito otimista, de que se pretende zerar o déficit (primário)", diz Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master.

Nesta sexta-feira, as ações de Americanas - que permaneceram em leilão ao longo da maior parte da sessão anterior, em que cederam 77% - subiram hoje 15,81%, também passando por leilões em parte do dia. "Apesar de ter abdicado da posição, o ex-CEO (da Americanas) Sergio Rial segue orientando a diretoria interina na tomada de decisões. E isso se reflete nas ações da empresa na Bolsa, em forte alta após a queda de ontem, com a percepção de que os papéis estão muito baratos, o que atrai os investidores mais arrojados", diz Acilio Marinello, coordenador do MBA em Digital Banking da Trevisan Escola de Negócios.

Os bancos credores da Americanas concordaram em rolar a dívida da companhia, para evitar que ela quebre e gere efeito cascata tanto no sistema financeiro quanto no varejo. Mas condicionam que a empresa faça uma capitalização rapidamente, que deve se dar por meio da emissão de ações, em uma oferta de alguns bilhões de reais. O martelo sobre a oferta pode ser batido ainda nesta sexta-feira, reportam os jornalistas Altamiro Silva Junior e Matheus Piovesana, do Broadcast.

Rial se encontrou ontem, 12, com o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, e outros representantes da reguladora do mercado de capitais, conforme apurou o Broadcast, no Rio. A autarquia já abriu três processos para apurar o caso da inconsistência contábil.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Logo abaixo de Americanas na sessão, destaque ainda para Magazine Luiza (BVMF:MGLU3) (+7,52%), que mostrou resiliência ontem ao fechar em alta, na ponta do Ibovespa como hoje, logo à frente de Minerva (BVMF:BEEF3) (+4,67%) e de Carrefour (BVMF:CRFB3) Brasil (+2,50%) nesta sexta-feira. No lado oposto do Ibovespa, BRF (BVMF:BRFS3) (-6,54%), Alpargatas (BVMF:ALPA4) (-6,13%) e CVC (BVMF:CVCB3) (-5,93%).

Entre as blue chips, apesar de o petróleo ter subido mais de 1% na sessão com o leve enfraquecimento do dólar no exterior e os dados da balança comercial na China, o dia foi moderadamente negativo para Petrobras (BVMF:PETR4), em baixa de 0,22% (ON) e de 0,24% (PN) no fechamento. Vale ON (BVMF:VALE3) operou perto da estabilidade e encerrou dia com ganho de 0,09%, enquanto os bancos se mantiveram em ajuste negativo nesta sexta-feira (BTG (BVMF:BPAC11) -2,93%, Itaú PN (BVMF:ITUB4) -0,50%, Bradesco PN (BVMF:BBDC4) -0,33%, Unit do Santander (BVMF:SANB11) -1,94%), à exceção de BB ON (BVMF:BBAS3) (+0,22%) e de Bradesco ON (+0,38%), entre as maiores instituições.

O índice de consumo (ICON) fechou o dia ainda em baixa de 1,56%, enquanto o de materiais básicos (IMAT) teve leve ganho de 0,13% na sessão.

O Termômetro Broadcast Bolsa desta sexta-feira mostra um cenário não muito diferente daquele que foi registrado na semana passada. Desta vez, os participantes indicaram ligeira redução no otimismo com o desempenho do Ibovespa para a próxima semana, ao mesmo tempo em que as perspectivas negativas aumentaram. Na pesquisa encerrada hoje, a estimativa de alta para o Ibovespa ficou em 40%, contra 44,4% na semana passada. As previsões de estabilidade recuaram de 33,3% para 30% agora. E 30% dos respondentes desta semana apontaram queda para o Ibovespa na semana adiante, enquanto esse porcentual havia ficado em 22,2% na semana passada.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações