Ibovespa cai aos 112 mil pontos com incerteza fiscal e queda do petróleo

Estadão Conteúdo

Publicado 28.01.2023 05:00

Ibovespa cai aos 112 mil pontos com incerteza fiscal e queda do petróleo

Depois de sustentar por dois dias o nível de 114 mil pontos, o Ibovespa caiu 1,63% nesta segunda, 27, aos 112.316,16 pontos - a maior baixa desde 3 de janeiro (-2,08%) -, diante da queda dos preços de commodities no exterior e do receio com a situação fiscal do País. Às vésperas da virada de mês e das decisões de política monetária aqui e nos Estados Unidos, na próxima quarta-feira, 1º, o ajuste de posições e a realização dos ganhos obtidos nos últimos dois pregões também contribuíram. Mesmo com a queda de hoje, o índice ainda acumula alta de 0,25% em relação à última sexta-feira, na quarta semana consecutiva de ganhos.

Pesaram sobre o mercado declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que voltou a defender um papel mais forte de financiamento por parte do BNDES ainda na manhã de hoje. Durante a tarde, após a reunião do mandatário com governadores, o ministro Alexandre Padilha ainda informou que o governo definirá com Estados e municípios um plano de investimentos em obras e criará uma comissão para avaliar os pleitos de recomposição do ICMS. Ambas as medidas podem levar a um aumento das despesas federais e foram vistas com apreensão por investidores.

Como resultado, 68 das 88 ações listadas no Ibovespa encerraram o dia em queda, refletida nas baixas disseminadas entre todos os índices setoriais. "Se eu tivesse de dar um fator hoje, eu ficaria com a questão fiscal, porque toda a nossa curva de juros estressou com a reunião de Lula com os governadores, querendo reaver a questão da tributação de ICMS que ficou perdida", diz o analista de investimentos da Clear Corretora Leandro de Cecchi.

Os ruídos domésticos e a queda do petróleo no mercado internacional - entre 1,0% (Brent) e 1,64% (WTI) - levaram a um novo dia de baixa para os papéis da Petrobras (BVMF:PETR4), que cederam 2,27% (ON) e 2,21% (PN), ainda pressionados pela incerteza sobre a gestão, após a confirmação do ex-senador petista Jean Paul Prates para a presidência da petroleira ontem. Siderúrgicas e mineradoras também encerraram o dia em baixa, com destaque para Vale ON (BVMF:VALE3) (-2,73%), Gerdau Metalúrgica (BVMF:GOAU4) (-2,26%) e Gerdau (BVMF:GGBR4) (-2,21%), apesar da alta de 0,76% do minério de ferro em Cingapura.

"A queda da Petrobras puxa um pouco a Vale e, agora, o desempenho fica por conta do que vai acontecer na segunda-feira, quando o mercado do minério de ferro volta a operar na China", diz o economista e consultor Álvaro Bandeira. Os negócios no gigante asiático estão paralisados desde a última segunda-feira, 23, devido ao feriado do Ano Novo Lunar. "Na semana que vem tem a virada de mês, que interfere um pouco, e tem decisões de política monetária. Então tem também algum ajuste de posições e um pouco da realização dos últimos dias."

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O setor financeiro também operou em baixa hoje, com impacto das falas de Lula sobre o BNDES e em meio à expectativa pelo balanço dos grandes bancos para o quarto trimestre de 2022. Investidores aguardam os documentos - que começam a ser divulgados na semana que vem - para avaliar o impacto da crise da Americanas sobre o segmento. Assim, os papéis dos principais bancos tiveram perdas, com destaque para Bradesco (BVMF:BBDC4) PN (-2,97%), Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4) PN (-2,12%) e para as units do BTG Pactual (BVMF:BPAC11) (-2,22%). O índice de referência do setor caiu 2,02% hoje e acumula baixa de 0,18% em 2023.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações