Ibovespa cai; apreensão com fiscal e Petrobras ofusca balanço positivo de Itaú e Cielo

Reuters

Publicado 03.08.2021 11:22

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava nesta terça-feira, com preocupações renovadas sobre o cenário fiscal brasileiro e a queda das ações da Petrobras (SA:BRDT3) ofuscando o avanço dos papéis da Vale e a recepção positiva aos resultados de Itau Unibanco (SA:ITUB4) e Cielo (SA:CIEL3).

Às 11:16, o Ibovespa caía 1,29 %, a 120.939,17 pontos. O volume financeiro somava 6,6 bilhões de reais.

"Os riscos fiscais voltaram a subir", afirmou a equipe de estratégia da XP Investimentos, chamando a atenção para as discussão sobre a PEC dos Precatórios bem como notícias de que o governo quer dobrar o programa Bolsa Família.

O governo federal apresentará nos próximos dias Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que faz um ajuste nas regras de parcelamento dos precatórios, ampliando possibilidade de parcelamento.

LEIA MAIS: Ações: Itaú entre maiores altas após balanço; Americanas em mais um dia de queda

A equipe econômica quer, com a iniciativa, abrir um espaço de 34 bilhões de reais para despesas no ano que vem, ganhando folga orçamentária para acomodar um Bolsa Família vitaminado após o presidente Jair Bolsonaro já ter dito que o valor do benefício do programa irá para no mínimo 300 reais, ante média de cerca de 190 reais hoje.

Mais cedo nesta terça-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu que o governo possivelmente dormiu no ponto em relação ao salto verificado na conta de precatórios para o próximo ano, que chegou a 90 bilhões de reais. No exterior, o sinal negativo prevalecia em Wall Street, o que corroborava as vendas no pregão brasileiro.

h2 Destaques/h2

Petrobras PN (SA:PETR4) recuava 2%, em meio ao declínio dos preços do petróleo no exterior, onde o Brent caía 2,1%, a 71,34 dólares o barril. A empresa divulgou mais cedo que iniciou a fase vinculante para venda de 100% de sua participação em concessões em terra na Bacia do Paraná. Itaú PN (SA:ITUB4) cedia 0,5%, afastando-se da máxima, quando chegou a subir mais de 3%, após divulgar um salto no lucro do segundo trimestre, de 6,5 bilhões de reais, e definir perspectiva mais otimista para o ano. Bradesco PN (SA:BBDC4), que divulga balanço nesta terça-feira, reverteu a alta e caía 1,3%.