Ibovespa cai com tensão política, dados de emprego e déficit público

Investing.com

Publicado 31.08.2021 14:41

Atualizado 31.08.2021 14:51

Por Jessica Bahia Melo

Investing.com - Em meio à tensão antes dos protestos pró-governo marcados para o dia 7 de setembro, divulgação dos dados de desemprego e do déficit das contas públicas de julho; o Ibovespa apresenta forte recuo nesta terça-feira. Às 14h30, o principal índice acionário brasileiro caía 1,30%, a 118.190 pontos.

Afetadas pelos preços das commodities , as ações da Petrobras (SA:PETR4) tiveram queda de 3,25% e as da Vale (SA:VALE3) de 1,90%. As maiores baixas foram de Banco Inter (SA:BIDI11), com 5,21%, CSN (SA:CSNA3), com 4,77%, e WEG (SA:WEGE3), com -4,06%.

Para André Perfeito, economista-chefe da Necton Investimentos, o resultado negativo reflete a sequencia de notícias econômicas ruins durante a semana. “A taxa de desemprego veio melhor do que o esperado, mas é uma taxa elevada, com dados de rendimento médio habitual em queda. Isso mostra uma situação econômica difícil. Dia primeiro [amanhã] vamos ter PIB e o resultado não deve ser bom. Ainda, produção industrial no dia 2, e o resultado tende a ser negativo, a mediana das projeções é de 0,7%. Isso tudo somado à discussão de uma parte fiscal difícil, cria um clima de empasse”, acredita.

Segundo Perfeito, o mercado já está em tensão antes do dia 7 de setembro. “Temos uma situação onde há um desconforto muito grande por não saber o que deve acontecer nesse evento político, que tende a ser grande”, comenta.

Lucas Xavier, analista técnico da Ativa Investimentos, destaca que as commodities, em especial o minério, vão pesando na bolsa. Ainda, os investidores estão atentos ao fator político. “A reforma administrativa segue no forno, enquanto isso nosso índice vai realizando junto com o mercado externo, visto que tivemos dados da China mais fracos do que o esperado e desaceleração nos Estados Unidos. Isso acaba trazendo um nível de correção maior para o nosso índice”, detalha.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje o resultado da taxa de desocupação do país, que caiu para 14,1%. No entanto, 14,4 milhões de pessoas ainda estão desempregadas.

Nesta terça, o Banco Central do Brasil também divulgou os resultados das contas públicas, que registraram déficit primário de R$ 10,2 bilhões em julho – uma melhora em relação ao resultado ainda pior em junho, de R$ 16,842 bilhões.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Além disso, a crise hídrica continua a preocupar. Durante a noite, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, deve realizar um pronunciamento, mas não adiantou detalhes. A fala está marcada para as 20h30.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações