Ibovespa cai com varejistas e dados econômicos

Bloomberg Línea Brasil

Publicado 16.11.2021 19:03

Ibovespa cai com varejistas e dados econômicos

O Ibovespa encerrou o primeiro pregão da semana no vermelho, com o mercado local digerindo os dados econômicos divulgados pela manhã. Os indicadores, por sua vez, acabaram impactando negativamente setores específicos da bolsa, como o varejo, que pesaram ainda mais na queda do índice. Olhando também para o exterior, o dólar subiu, assim como as taxas do DI. O andamento da PEC dos Precatórios no Senado segue no radar dos investidores.

  • A bolsa caiu quase 2%, ficando abaixo dos 105.000 pontos. Destaque para as perdas da Magazine Luiza (SA:MGLU3), que chegou a ser de mais de 20%. Além do varejo, tecnologia e construção também foram setores que performaram mal hoje, impactados pelo cenário de juros altos e piora da inflação. O dólar seguiu o movimento de fortalecimento da moeda no exterior.

A atividade econômica brasileira caiu 0,27% em setembro na comparação mensal, chegando ao patamar de 138,56 pontos, próximo ao nível de março, apontou o indicador IBC-Br do Banco Central nesta terça-feira (16). É a segunda queda consecutiva do índice. Segundo a instituição, no acumulado do ano, o indicador teve alta de 5,88%, enquanto nos últimos 12 meses, cresceu 4,22%.

Outro dado que não agradou o mercado foi a pesquisa Focus, que mostrou que os especialistas esperam que a inflação suba 4,79% no próximo ano, contra 4,63% na previsão da semana passada. Para 2021, a expectativa é de alta de 9,77%, acima dos 9,33% anteriores.

Nos Estados Unidos, as principais bolsas avançaram. O mercado americano teve um dia positivo após as vendas no varejo subirem pelo terceiro mês consecutivo em outubro, sinalizando que as famílias continuam gastando, mesmo com a inflação avançando na maior velocidade em décadas.

  • Câmbio: O dólar fechou em alta de 0,79% a R$ 5,49
  • Bolsa: O Ibovespa caiu 1,82%, para 104.403 pontos
    • Entre as maiores altas percentuais ficaram Suzano (SA:SUZB3), GPA (SA:PCAR3) e Petrobras (SA:PETR4) (SA:PETR3). Nas maiores perdas: Locaweb (SA:LWSA3), Magazine Luiza (MGLU3) e Lojas Americanas (SA:LAME4)
  • Destaques da bolsa: As ações da Magazine Luiza (MGLU3) chegaram a cair mais de 20% nesta terça, seguindo o movimento de queda das grandes varejistas e outros papéis ligados ao varejo no Brasil, com investidores aproveitando para realizar lucros enquanto monitoram os mais recentes dados sobre a economia do país.
  • Juros: O DI com vencimento para janeiro de 2023 avançou de 11,95% para 12,025% enquanto o de 2027 foi de 11,60% para 11,76%
  • Exterior: Em Nova York, o Dow Jones avançou 0,15%, o S&P 500 0,39%, e o Nasdaq 0,76%
  • Bitcoin: Perto das 18h00, a criptomoeda operava em queda de 5,62%, a US$ 60.342
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

-- Com informações de Bloomberg News

Ver mais em Bloomberg Línea Brasil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações