Ibovespa cai com Wall St e foco local no fiscal; Vale pesa

Reuters

Publicado 06.02.2023 10:14

Atualizado 06.02.2023 13:11

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa caía nesta segunda-feira, caminhando para uma quarta baixa seguida, diante de recuo dos índices acionários no exterior e uma vez que, na cena doméstica, a pauta fiscal permanece no radar dos agentes financeiros.

Vale (BVMF:VALE3) era a maior influência negativa, enquanto Petrobras e Ambev (BVMF:ABEV3) limitavam as perdas.

Às 12:09 (de Brasília), o Ibovespa caía 0,65%, a 107.816,87 pontos. O volume financeiro era 5,5 bilhões de reais.

O movimento do Ibovespa acompanhava cenário de mais aversão aos riscos no exterior, com queda dos principais índices nos Estados Unidos, à medida que mantinham-se temores de que os juros permaneçam altos por mais tempo após dado do mercado de trabalho acima do esperado na semana passada. O S&P 500 cedia 0,48%.

"Lá fora, é a questão do Fed que pesa mais. E, aqui dentro, é a questão do fiscal. Os ruídos não cessam", disse Pedro Galdi, analista da Mirae Asset Corretora, citando potenciais mudanças no salário mínimo e Imposto de Renda.

Galdi também mencionou certo mal-estar após críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à atual meta de inflação, à independência do Banco Central (BC) e ao nível da taxa de juros.

O governo estuda aumentar a isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que ganham até dois salários mínimos em 2023, disseram fontes à Reuters no sábado. Além disso, na sexta-feira, fontes disseram à Reuters que o Ministério da Fazenda passou a admitir um reajuste adicional no salário mínimo e agora faz contas para levar o piso nacional de 1.302 reais a 1.320 reais a partir de maio.

"É tudo ruído, não tem nada certo. Mas acaba se somando a outras preocupações", acrescentou Galdi.

Em meio a críticas de Lula à atual meta de inflação, a pesquisa Focus do BC voltou a mostrar elevação nas expectativas do IPCA neste ano e em 2024 pelos economistas de mercado, bem como uma taxa Selic mais alta ano que vem.

Em sua posse como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta manhã, Aloizio Mercadante disse não querer padrão de subsídios como no passado, mas uma taxa de juros mais competitiva para micro, pequenas e médias empresas.

h2 Destaques/h2

- VALE caía 2,28%, a 86,92 reais, em sua sétima queda seguida após valorização forte nos últimos três meses com expectativa de retomada de demanda por minério de ferro na China. Nesta segunda-feira, os contratos futuros da commodity na bolsa de Cingapura caíram para o nível mais baixo em quase três semanas. Siderúrgicas também tinham desempenho negativo na B3 (BVMF:B3SA3).

- MARFRIG ON (BVMF:MRFG3) cedia 4,29%, a 7,37 reais, e JBS ON (BVMF:JBSS3) perdia 1,78%, a 19,34 reais, após a rival dos EUA Tyson Foods (NYSE:TSN) divulgar resultado trimestral abaixo do esperado e cortar projeção de margens operacionais, o que afeta expectativas para os números das empresas brasileiras, que têm operação importante naquele país. BRF ON (BVMF:BRFS3) recuava 4,53%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) subia 0,77%, a 24,98 reais, diante de alta leve do petróleo no exterior, enquanto as perspectivas para a nova administração da estatal seguiam em foco. No setor, PRIO ON avançava 0,85% e 3R PETROLEUM ON diminuía 0,38%.

- CYRELA ON (BVMF:CYRE3) exibia baixa de 3,52%, a 13,97 reais, EZTEC (BVMF:EZTC3) ON perdia 2,15%, a 13,19 reais, e MRV ON (BVMF:MRVE3) caía 2,28%, a 6,42 reais, diante de alta dos juros futuros. No domingo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai relançar o programa Minha Casa Minha Vida dia 14 deste mês, na Bahia, com foco em um público de baixa renda. Segundo ele, cerca de 120 mil unidades da faixa 1 não foram concluídas e serão retomadas.

- CIELO ON (BVMF:CIEL3) avançava 2,43%, a 5,06 reais, após o Citi elevar a recomendação da ação a "compra" devido ao cenário de juros no Brasil. Já PAGSEGURO (NYSE:PAGS) caía 3,63%, a 9,29 dólares, em Nova York após o banco reduzir a recomendação do papel a "neutra"

- CVC ON (BVMF:CVCB3) operava estável, a 4,36 reais, depois de avançar na abertura na esteira de divulgação de prévia operacional do quarto trimestre de 2022 e de janeiro deste ano.

- VIBRA ON (BVMF:VBBR3) ganhava 2,75%, a 16,08 reais, RAÍZEN PN (BVMF:RAIZ4) subia 1,94% a 3,15 reais, e ULTRAPAR ON (BVMF:UGPA3) tinha alta de 1,14%, a 12,47 reais.

-AMERICANAS ON (BVMF:AMER3), que não está no Ibovespa, tinha valorização de 8,59%, a 1,77 real, após a companhia afastar parte da diretoria na sexta-feira e em meio a notícias de que seus acionistas de referência virão ao Brasil para discutir a crise na varejista.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) caía 1%, a 24,87 reais, com grandes bancos em queda, exceção a SANTANDER BRASIL UNIT (BVMF:SANB11) que ganhava 0,78%, a 27,29 reais.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações