Ibovespa cai e dólar sobe após pedido de demissão de Teich do Ministério da Saúde

Investing.com

Publicado 15.05.2020 12:06

Investing.com - Após osiclar entre alta e baixa no intervalo entre 78.544 pontos e máxima em 79.538 pontos, o Ibovespa passa a cair mais de 1% após pedido de demissão de Nelson Teich do Ministério da Saúde. Aversão a risco após a decisão se verificou na cotação do dólar. Após ser negociado abaixo de R$ 5,80, a moeda americana passa a subir 0,29% a R$ 5,8285.

Às 12h10, o Ibovespa opera com queda de 1,52% a 77.961 pontos. O principal índice acionário brasileiro oscilava durante a manhã, sem apontar uma tendência clara. Os investidores repercutiam uma bateria de resultados corporativos, encerrando mais uma semana volátil por desdobramentos relacionados à pandemia do novo coronavírus.

No exterior, o petróleo avançava, assim como bolsas na Europa adotavam um viés positivo. Em Wall Street, o S&P 500 girava em torno da estabilidade, com novos ruídos nas relações comerciais entre os Estados Unidos e a China pressionando negócios. O governo Trump avançou nesta sexta-feira no bloqueio de envios de semicondutores de fabricantes de chips globais para a Huawei.

Mais cedo, o Banco Central divulgou o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que retraiu 5,90% em março ante o mês anterior - menos do que a expectativa em pesquisa da Reuters de queda de 6,95%.

Pedido de demissão

O ministro da Saúde, Nelson Teich, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira, informou o ministério em nota, menos de um mês após assumir o cargo em 17 de abril em meio à pandemia do novo coronavírus.

O Ministério da Saúde informou em nota que uma entrevista coletiva será concedida nesta tarde. A motivação da decisão não foi divulgada.

Nos últimos dias, o então ministro da Saúde e o presidente têm divergido em relação ao uso da cloroquina, medicamento em fase de testes cujo uso para tratamento de Covid-19 é amplamente defendido por Bolsonaro, e à flexibilização das medidas de isolamento social. Essas divergências levaram a demissão de Luiz Henrique Mandetta, antecessor de Teich.

 
Na quarta-feira, sem o conhecimento de Teich, Bolsonaro incluiu na lista de serviços essenciais - que, portanto, deveriam ser abertos - salões de beleza, barbearias e academia de ginástica. O então ministro recebeu a informação de jornalistas durante uma coletiva de imprensa. Além disso, o presidente têm defendido uma flexibilização rápida e ampla das medidas de isolamento social, mesmo com o crescimento no número de casos no Brasil, diferentemente de países europeus, onde a reabertura da economia ocorre em meio à queda do número de infectados e mortes.

*Com contribuição de Reuters

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações