Ibovespa cai mais de 2% com falta de definições sobre equipe de Lula

Reuters

Publicado 07.11.2022 18:36

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em forte queda nesta segunda-feira, com a falta de definições sobre a equipe ministerial do novo governo abrindo espaço para realização de lucros, após uma semana positiva, endossada principalmente por compras de estrangeiros.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 2,38%, a 115.342,40 pontos. O volume financeiro da sessão somou 32 bilhões de reais.

Após o benefício da dúvida na última semana, quando o Ibovespa acumulou alta de mais de 3% na primeira reação à vitória da Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial, investidores cobraram parte da fatura nesta sessão.

Informações de que Persio Arida e André Lara Resende, economistas que ajudaram a desenhar o Plano Real, foram convidados a fazer parte da equipe de transição agradaram, mas não foram suficientes para motivar novas compras de ações.

A notícia não foi confirmada oficialmente. Paralelamente, circularam notícias de que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad seria um dos cotados para o ministério da Fazenda, mas o mercado prefere um nome mais técnico.

Lula reuniu-se com a equipe de transição em São Paulo nesta segunda-feira, mas nenhuma definição foi divulgada, mantendo o cenário de incertezas, fértil para especulações.

"Investidores sinalizam cautela em meio aos desdobramentos da transição de governo e nomeação do futuro time econômico", afirmou Alvaro Feris, especialista de investimentos da Rico.

Ele também chamou a atenção que, diante das preocupações em relação ao risco fiscal, permanece o foco nos desdobramentos da proposta que busca viabilizar o auxílio de 600 reais, além de outras propostas com potencial inflacionário.

Na semana passada, a equipe do presidente eleito propôs criar uma exceção ao teto de gastos e adequar o Orçamento do ano que vem para o próximo governo a fim de contemplar promessas de Lula.

A equipe ainda estuda como equacionar o pagamento de 600 reais do Auxílio Brasil em 2023 - se por medida provisória ou Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Na visão de Marco Ribeiro Noernberg, sócio e chefe de renda variável na Manchester Investimentos, traz desconforto o governo ainda não ter uma equipe econômica formada - e anunciada - e já estar trabalhando com medidas com efeito fiscal negativo.

"As atenções continuam voltadas para a equipe de transição, as negociações fiscais e qual será a equipe final ministerial de Lula", acrescentou, destacando que quanto mais o tempo passa e isso não for decidido, mais o mercado ficará "pesado".

Na semana passada, a bolsa paulista se beneficiou do otimismo do investidor estrangeiro, com o saldo de capital externo nos três pregões após o resultado da eleição positivo em 2,9 bilhões de reais.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

De acordo com o superintendente da Necton/BTG Pactual, Marco Tulli, o mercado tem focado muito nos capítulos da sucessão presidencial, com atenção especial também para a Petrobras e potenciais impactos nos dividendos da empresa.

Apesar do fluxo externo, ele observou que o investidor local não quer se expor.

A correção negativa descolou o Ibovespa de seus pares nos Estados Unidos, onde o S&P 500 avançou quase 1%, tendo no radar as eleições de meio de mandato de terça-feira que determinarão o controle do Congresso dos EUA.

h2 Destaques/h2

- YDUQS ON (BVMF:YDUQ3) desabou 10,64%, a 14,61 reais, enquanto COGNA ON (BVMF:COGN3) tombou 8,72%, a 2,93 reais. Tais papéis têm reagido recentemente a expectativas relacionadas a um maior foco em educação prometido por Lula durante a campanha. Em outubro, Yduqs saltou 11,6% e Cogna subiu 11,9%.

- AMERICANAS ON (BVMF:AMER3) despencou 9%, a 15,17 reais, com outros papéis de varejo na ponta negativa do Ibovespa, como VIA ON (BVMF:VIIA3), que perdeu 7,55%, e MAGAZINE LUIZA ON (BVMF:MGLU3), que cedeu 6%. Prognósticos de medidas do novo governo para aumentar a renda da população tem embalado os papéis.

- ALPARGATAS PN (BVMF:ALPA4) perdeu 7,46%, a 17,48 reais, sofrendo com a repercussão negativa ao resultado do terceiro trimestre divulgado na quinta-feira, com forte queda do lucro, e recuo no volume de vendas no Brasil. Na sexta-feira, a ação já havia fechado com um tombo de mais de 15%.

- SLC AGRÍCOLA ON (BVMF:SLCE3) caiu 5,99%, a 44,89 reais, após reportar prejuízo líquido de 78,3 milhões de reais no terceiro trimestre, em razão da produtividade menor do algodão e do milho na última temporada, além de maior despesa financeira. Também divulgou previsões.

- BB SEGURIDADE ON (BVMF:BBSE3) subiu 1,04%, a 30,09 reais, tocando máxima intradia desde fevereiro de 2020 no melhor momento do dia. A empresa de seguros e previdência do Banco do Brasil teve um salto de 69% no lucro trimestral.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) caiu 4,06%, a 27,15 reais, com o declínio desde a máxima histórica registrada em 21 de outubro ao redor de 30%. O papel tem sido pressionado por incertezas sobre os reflexos na companhia da troca de governo. No exterior, o petróleo Brent fechou em baixa.

- VALE ON (BVMF:VALE3) cedeu 0,53%, a 71,87 reais, após o salto de 7,6% na sexta-feira, apesar da alta do minério de ferro na China, mesmo após Pequim reafirmar no fim de semana que irá manter sua política de Covid zero. O contrato mais negociado em Dalian fechou em alta de 2,1%,

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) recuou 2,27%, a 29,66 reais, e BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) - que divulga balanço após na noite de terça-feira - perdeu 3,3%, a 18,76 reais. BANCO DO BRASIL ON (BVMF:BBAS3) encerrou com declínio de 3,49%, a 37,89 reais. Na contramão, SANTANDER BRASIL UNIT (BVMF:SANB11) subiu 5,88%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações