Ibovespa cai pressionado por setor financeiro e com eleições no radar

Reuters

Publicado 26.09.2022 12:12

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa começava a semana em queda, diante de cautela antes das eleições presidenciais no Brasil no final de semana e pressionado pelas ações do setor financeiro, ainda que no exterior as bolsas tenham melhorado após início de dia negativo.

Às 11:45 (de Brasília), o Ibovespa caía 1,19%, a 110.382,82 pontos. Na máxima do dia, chegou a 111.712,70 pontos e na mínima foi a 110.073,09 pontos. O volume financeiro era de 6,6 bilhões de reais.

O pleito eleitoral no próximo final de semana segue sob os holofotes do mercado, em semana que ainda terá indicadores de peso, como o índice de inflação IPCA-15 de setembro e a ata da última reunião do Copom, ambos na terça-feira.

"Acho que por aqui deveremos ter uma semana travada, de olho nas eleições e indicadores importantes", disse Régis Chinchila, analista da Terra Investimentos.

Líder nas principais pesquisas de intenção de voto ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá no final da tarde desta segunda em São Paulo com artistas, intelectuais, representantes de partidos políticos e movimentos sociais, no que está sendo anunciado como o último grande evento da sua campanha.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição e que está em segundo nas pesquisas, será sabatinado na TV Record.

Em Nova York, o Nasdaq subia 1% e o S&P 500 avançava 0,3%, revertendo queda da abertura quando pesavam os contínuos temores de recessão econômica diante da elevação das taxas de juros ao redor do globo. O Dow Jones operava sem direção clara.

O petróleo também virou para o positivo e avançava mais de 1%.

Agregador Estadão Dados: com FSB, Lula tem 52% dos válidos, ante 36% de Bolsonaro

DESTAQUES

- BANCO DO BRASIL ON (BVMF:BBAS3) reduzia 2,7%, a 39,64 reais, liderando perdas entre os grandes bancos. ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) recuava 2%, BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) diminuía 1,4%, e SANTANDER BRASIL UNIT (BVMF:SANB11) perdia 2,4%. Ainda no setor financeiro, B3 (BVMF:B3SA3) caía 4%.

- VALE ON (BVMF:VALE3) subia 0,3%, a 68,80 reais, mesmo após queda dos contratos futuros de minério de ferro nas bolsas na Ásia. Em Cingapura, o contrato mais líquido para outubro caiu 2,7%, a 95,30 dólares a tonelada.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) caía 0,3%, a 29,86 reais, ainda que os contratos de petróleo Brent, usados como referência para a companhia, tenham devolvido queda de mais cedo, subindo mais de 1%. No setor, PRIO ON diminuía 1,6% e 3R PETROLEUM ON cedia 2,5%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora