Ibovespa derrete em reação à proposta de tributação de dividendos

Investing.com

Publicado 25.06.2021 16:50

Atualizada às 17h18

Por Ana Carolina Siedschlag e Leandro Manzoni

Investing.com - O Ibovespa recuava com força no final da tarde desta sexta-feira (25), com investidores refletindo a proposta da segunda fase da Reforma Tributária, que prevê uma tributação de 20% sobre lucros e dividendos distribuídos pelas empresas.

Perto das 16h35, o principal índice da bolsa brasileira recuava 1,98%, a 127.060 pontos, tendo atingido a mínima de 126.697 pontos.

A segunda etapa da proposta da reforma tributária apresentada mais cedo ao Congresso pelo Ministério da Economia propõe isenção para até 20 mil reais recebidos por mês, de acordo com apresentação divulgada.

A pauta era promessa do ministro da Economia, Paulo Guedes, que reiterou, em diversos compromissos públicos, o interesse em tributar dividendos recebidos por pessoa física.

O projeto de lei também estabelece alteração na faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas, dos atuais R$ 1.903,98, para R$ 2.500. Pelo novo quadro, 16,3 milhões de brasileiros estarão isentos do IR, ante os atuais 10,7 milhões, aumento de 31% na faixa de isenção.

LEIA MAIS: Dólar passa a subir ante real após proposta sobre dividendos, mas caminha para perda semanal

Para Thayná Vieira, analista da Toro Investimentos, apesar do projeto ainda estar no estágio inicial e ser necessário aguardar os próximos desdobramentos, o que foi apresentado hoje impactou no sentimento do investidor, que aproveita para realizar parte dos ganhos da semana em alguns setores, como o da mineração.

Já Henrique Esteter, da Guide Investimentos, aponta que a sexta-feira fecha com uma “tempestade perfeita” de notícias que impactam o sentimento do investidor, incluindo tanto a Reforma Tributária como a pesquisa do instituto Ipec, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% das intenções de voto para a eleição presidencial de 2022, contra 23% do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Ambos os analistas também apontam que há alguma pressão vinda dos ruídos políticos da CPI da Covid.

A comissão fala hoje deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) e o irmão, Luís Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde, sobre supostas irregularidades identificadas no processo de importação da vacina Covaxin.

h2 Dificuldade no valuation/h2

Ainda é incerto mensurar o impacto das mudanças propostas pelo governo na reforma tributária sem verificar minuciosamente as compensações, segundo um sócio de uma casa de gestão de patrimônio e ativos alternativos que não quis se identificar .

Isso gera outra dificuldade para os investidores: a falta de clareza sobre o fluxo de caixa livre das empresas como a geração de lucros a ser distribuída, o que afeta diretamente o valor das companhias.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"Se o cálculo do valor da ação está ligada ao fluxo de caixa futuro da empresa, como acertá-lo nesse momento de transição – e ainda sujeitas a modificações durante a tramitação no Congresso? Isso desconsiderando a natureza já complexa do sistema tributário brasileiro", questiona o investidor.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações