Ibovespa dispara e volta aos 116 mil pontos com nota pacificadora de Bolsonaro

Investing.com

Publicado 09.09.2021 16:54

Por Ana Beatriz Bartolo e Leandro Manzoni

Investing.com - Após reunião com o ex-presidente Michel Temer(MDB) no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro emitiu uma nota oficial na qual diz que “nunca teve nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes”, que “sempre esteve disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles” e que suas palavras “por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum”.

O tom mais ameno fez o mercado reagir de forma imediata, com o Ibovespa, que caía 0,67%, passou para uma alta de 2,30%, aos 116.017 pontos, e o dólar puxando para uma queda de 1,60%, aos R$ 5,240, às 16h44. Assim, o desempenho do Ibovespa destoa dos índices americanos, que operam em queda. Os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq 100 recuavam respectivamente 0,35%, 0,36% e 0,09%.

Bolsonaro reconhece que as “divergências” acontecem por causa de “conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news“. Mas afirmou que “essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal”.

Na declaração, Bolsonaro ainda afirma que a harmonia entre os poderes não é um desejo seu, mas sim uma “determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar”.

Reforçando o tom conciliador, Bolsonaro também disse que “Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição”.

A sugestão da nota pacificadora foi de Temer, quem indicou o ministro Alexandre de Moraes ao STF durante o seu mandato em 2017. A CNN Brasil informou que Temer redigiu a nota pacificadora. "Estou ajudando a pacificar o país, faço o que sempre fiz em minha vida pública", afirmou o ex-presidente.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações