Ibovespa engata 3ª queda com ruídos locais e cautela externa

Reuters

Publicado 18.08.2021 11:48

Atualizado 18.08.2021 12:08

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O tom negativo prevalecia na bolsa paulista nesta quarta-feira, marcada pelo vencimento de opções sobre o Ibovespa e do índice futuro, com as ações da Vale recuando mais de 2% na esteira do declínio dos preços do minério de ferro na China.

Às 11:39, o Ibovespa caía 1,13%, a 116.574,22 pontos. O volume financeiro somava 9 bilhões de reais.

Com tal desempenho, o Ibovespa já acumula nesta semana perda de 3,8%.

Na visão do economista-chefe da SulAmérica (SA:SULA11) Investimentos, Newton Rosa, o ambiente político-institucional conturbado também tende a continuar pesando sobre os ativos domésticos, enquanto a cautela predomina nos mercados no exterior.

Ele cita que essa cautela é refletida em movimentos modestos na maioria dos ativos, com preocupações do efeito da disseminação da variante Delta da Covid na economia global, em meio à perspectiva de redução de estímulos e inflação elevada.

Em Wall Street, o S&P 500 rondava a estabilidade, com investidores também aguardando a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve.

h2 DESTAQUES/h2

- VALE ON (SA:VALE3) recuava 2,7%, com o setor de mineração e siderurgia do Ibovespa como um todo no vermelho, após os contratos futuros do minério de ferro negociados na China recuarem mais de 4%, pressionados por um aumento nos estoques em portos e por restrições à produção de aço.

- JHSF ON (SA:JHSF3) subia 3,2%, destoando do viés de baixa do mercado, em meio a novo programa de recompra envolvendo até 28 milhões de ações, o que equivalente a 9,15% dos papéis da companhia em circulação no mercado, aprovado pelo conselho de administração.