Ibovespa ensaia melhora com BRF à frente e Congresso no radar

Reuters

Publicado 05.07.2023 10:09

Atualizado 05.07.2023 11:51

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa ensaiava melhora nesta quarta-feira, distanciando-se das mínimas registradas mais cedo quando chegou a trabalhar abaixo dos 119 mil pontos, com as ações de BRF (BVMF:BRFS3) e YDUQS  (BVMF:YDUQ3) entre as maiores altas, enquanto Braskem (BVMF:BRKM5) capitaneava as perdas.

Às 11:24, o Ibovespa subia 0,43%, a 119.587,99 pontos. Na mínima, chegou a 118.688,39 pontos. O volume financeiro somava 5 bilhões de reais.

Investidores da bolsa paulista repercutiam dados de atividade mais fracos na zona do euro e China à espera da ata da última decisão de juros do Federal Reserve, mas sem tirar do radar as discussões envolvendo a reforma tributária no Brasil.

Na visão da Guide Investimentos, a agenda no Congresso é o que mais pode fazer preço no mercado brasileiro.

A equipe da corretora pontuou que projetos do governo, entre eles a reforma tributária, vêm encontrando resistência, seja por parte dos deputados, seja por parte de governadores. "Um atraso nas votações dessas medidas pode gerar algum ruído no mercado."

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reiterou nesta quarta-feira sua intenção de votar na Casa até sexta-feira a proposta que retoma o voto de qualidade do governo no Carf, que julga disputas tributárias, e também o novo marco fiscal e a reforma tributária.

As negociações na B3 (BVMF:B3SA3) tinham como pano de fundo uma sessão mista em Wall Street no retorno de feriado nos EUA.

DESTAQUES

- BRF ON (BVMF:BRFS3) valorizava-se 7,49%, a 9,62 reais, após a companhia anunciar nesta semana uma oferta de ações que permitirá a concretização de um investimento da saudita Salic e da Marfrig (BVMF:MRFG3) na companhia brasileira. Em maio, ambos anunciaram um compromisso de investir até 4,5 bilhões de reais através de aumento de capital na BRF. A precificação do follow-on está marcada para o dia 13 de julho. Os recursos serão usados para reforçar sua estrutura de capital, mais especificamente, lidar com redução do endividamento bruto.

- YDUQS ON (BVMF:YDUQ3) avançava 5,66%, a 21,29 reais, tocando uma máxima intradia desde abril de 2022 no melhor momento, quando a empresa de educação foi cotada a 21,51 reais. Analistas do Citi reiteraram recomendação de "compra" e elevaram o preço-alvo de 12 para 23 reais para as ações, citando entre os argumentos tendências operacionais mais fortes. Na véspera, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também reiterou a necessidade de se investir em educação. COGNA ON (BVMF:COGN3) subia 3,33%.

- BRASKEM PNA (BVMF:BRKM5) caía 3,56%, a 27,91 reais. Em meio a expectativas envolvendo as negociações sobre o controle da companhia, a petroquímica afirmou que tem avançado nas tratativas com o município de Maceió e que as discussões envolvem pagamento adicional de 1,7 bilhão de reais para pleitos indenizatórios relacionados ao afundamento do solo em bairros da capital alagoana. Analistas do JPMorgan (NYSE:JPM) também cortaram a recomendação dos papéis para "neutra" e reduziram o preço-alvo de 30 para 28,50 reais.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora