Ibovespa fecha aos 113 mil pontos com apoio de bancos e varejo

Estadão Conteúdo

Publicado 25.01.2023 05:00

Ibovespa fecha aos 113 mil pontos com apoio de bancos e varejo

A recuperação dos papéis de bancos sustentou a recuperação do Ibovespa nesta terça, 24. O principal índice da B3 (BVMF:B3SA3) subiu 1,16%, aos 113.028,15 pontos, mesmo diante das baixas dos preços de petróleo, que derrubou os papéis da Petrobras (BVMF:PETR4). Além do setor financeiro, o fortalecimento das ações ligadas ao consumo ajudou a puxar a alta da Bolsa, devido à queda generalizada dos juros futuros.

Penalizadas nos últimos pregões pelo risco em torno da sua exposição às Americanas e, ontem, por falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a ajuda a países vizinhos por meio do BNDES, as ações de bancos encerraram em alta disseminada. A expectativa de que a Justiça acate alguns pedidos das instituições na disputa com a varejista e o dia sem declarações do governo sustentaram o desempenho. E hoje, o BNDES negou que haja demanda para financiar projetos de serviços de infraestrutura no exterior.

A diluição dos temores levou o índice setorial financeiro da B3 a encerrar o dia em alta de 1,06%, com ganhos nos papéis do Santander (BVMF:SANB11) (+3,11%), BTG Pactual (BVMF:BPAC11) (+1,20%), Bradesco (BVMF:BBDC4) (+1,12% ON, +1,07% PN) e Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4) (+0,91%). Na contramão, Banco do Brasil (BVMF:BBAS3) cedeu 0,50%. Mais cedo, a Fitch Ratings informou que não pretende rebaixar as notas do setor devido ao caso Americanas.

Também na ponta positiva, o índice setorial de consumo avançou 2,65% hoje. O movimento refletiu a baixa generalizada dos juros futuros, que recuaram ao longo de toda a curva. Das cinco maiores altas do Ibovespa, quatro foram do setor: Magazine Luiza (BVMF:MGLU3) (+8,66%), CVC (BVMF:CVCB3) (+8,65%), Natura (BVMF:NTCO3) (+6,79%) e Petz (BVMF:PETZ3) (+6,64%).

O desempenho de empresas estatais também puxou os ganhos do Ibovespa, com altas disseminadas entre Eletrobras (BVMF:ELET3) (+1,86% ON, +1,83% PN), Cemig (BVMF:CMIG4) (+1,88%), Copel (BVMF:CPLE6) (+1,17%) e Sabesp (BVMF:SBSP3) (+2,75%). O feriado de Ano Novo Lunar, que congelou as negociações do minério de ferro na China, não prejudicou os papéis da Vale (BVMF:VALE3), que subiram 1,06% na sessão.

Em contrapartida, quedas nos preços do petróleo, entre 2,33% (Brent) e 1,82% (WTI), levaram a uma baixa dos papéis da Petrobras (-0,75% ON, -0,71% PN) - responsáveis por limitar as perdas do Ibovespa ao longo dos últimos pregões. O movimento reflete também a expectativa pela reunião do Conselho de Administração, que vai analisar a indicação do senador petista Jean Paul Prates para a presidência da estatal na próxima quinta-feira, 26.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações