Ibovespa fecha em alta com bancos antes de decisões de juros de EUA e Brasil

Reuters

Publicado 20.09.2022 17:41

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira, apoiado no avanço de ações de bancos, no fim de uma sessão volátil, em véspera de decisões de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil, com a queda dos papéis da Vale atuando como contrapeso.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,62%, a 112.516,91 pontos, indo da mínima de 111.393,16 pontos à máxima de 112.543,88 pontos. O volume financeiro da sessão somou 26,5 bilhões de reais.

Na visão de Fabrício Gonçalvez, presidente-executivo da Box Asset Managemet, a expectativa "super quarta" ditou cautela nos negócios. O avanço das ações dos bancos fez a diferença.

Na quarta-feira, o Federal Reserve anuncia às 15h (horário de Brasília) a nova taxa de juros norte-americana. A expectativa majoritária é de nova alta de 0,75 ponto percentual, para a faixa de 3% a 3,25%, mas há apostas de um aperto mais forte.

Além da decisão, os investidores aguardam a fala do chair do Fed, Jerome Powell, bem como nas projeções econômicas do órgão, em particular o chamado "dot plot" (gráfico de pontos), que mostra estimativas de membros do Fed sobre em que ponto a taxa de juros deve estar ao fim de 2022 e nos anos seguintes.

Em Wall Street, o S&P 500 fechou em baixa de mais de 1%, refletindo cautela antes do desfecho do encontro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed.

Também na quarta, após o fechamento do mercado, o BC no Brasil divulga decisão sobre a Selic. Neste caso, a aposta majoritária de manutenção da taxa em 13,75% ao ano, na primeira pausa no ciclo de altas que começou em março do ano passado.

De acordo com Leandro De Checchi, analista da Clear Corretora, as decisões de política monetária na quarta-feira devem direcionar o apetite ao risco nos próximos dias.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) subiu 3,32%, a 28,60 reais, e BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) avançou 3,23%, a 20,16 reais, em sessão bastante positiva para a maioria dos bancos. O índice do setor financeiro fechou com acréscimo de 2,64%, apoiado ainda em B3 ON (BVMF:B3SA3), que ganhou 3,18%.

- VALE ON (BVMF:VALE3) caiu 1,43%, a 69,45 reais, tendo de pano de fundo a queda dos preços de minério de ferro e aço na China, que pressionou também papéis do setor. CSN ON (BVMF:CSNA3) perdeu 3,89%, CSN MINERAÇÃO ON (BVMF:CMIN3) caiu 0,56%, USIMINAS PNA (BVMF:USIM5) recuou 2,73% e GERDAU PN (BVMF:GGBR4) fechou com declínio de 0,9%.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) caiu 0,58%, a 31,09 reais, sucumbindo ao declínio do petróleo Brent. Na primeira etapa da sessão, a ação chegou a subir cerca de 1%. A estatal disse que iniciou a fase vinculante da venda de 40% da sua fatia das concessões em águas profundas na Bacia Potiguar - Margem Equatorial), no Rio Grande do Norte.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- CARREFOUR BRASIL ON (BVMF:CRFB3) fechou com elevação de 4,06%, a 21,51 reais, enquanto o rival GPA (BVMF:PCAR3) ON subiu 2,06%, a 21,83 reais.

- EMBRAER ON (BVMF:EMBR3) subiu 3,78%, a 13,99 reais. A fabricante de aviões anunciou que assinou acordo para compra de fatia minoritária na empresa de drones XMobots.

- ECORODOVIAS ON (BVMF:ECOR3) recuou 4,39%, a 5,45 reais, após duas sessões de alta, depois do tombo na quinta-feira passada quando venceu o leilão de concessão pelo lote rodoviário noroeste paulista, com um valor de outorga fixa de 1,236 bilhão de reais. No setor, CCR ON (BVMF:CCRO3) cedeu 0,8%.

- YDUQS ON (BVMF:YDUQ3) avançou 3,41%, a 12,72 reais, ampliando a alta da véspera, quando disparou 14,1%. O grupo de educação aprovou a captação de 500 milhões de reais por meio da emissão de debêntures simples com prazo de cinco anos. Investidores também estão atentos a eventuais estímulos públicos para a área da educação no caso de vitória de Lula. No setor, COGNA ON (BVMF:COGN3) perdeu 2,14%.

- ROSSI ON (BVMF:RSID3) desabou 10,79%, a 2,81 reais, com a construtora pedindo recuperação judicial depois de vários anos de fragilidade financeira, com caixa quase vazio e dívidas de aproximadamente 600 milhões de reais.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações