Ibovespa fecha em alta e caminha para melhor novembro desde 1999

Reuters

Publicado 27.11.2020 18:08

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira, acumulando a quarta semana de ganhos e a caminho do melhor novembro desde 1999, beneficiado nesta sessão pelo sinal positivo em Nova York, embora o encerramento antecipado dos negócios em Wall St tenha reduzido a liquidez no final do dia.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,37%, a 110.636,81 pontos, segundo dados preliminares. O volume financeiro somava 26,2 bilhões de reais, de uma média diária de 35 bilhões de reais em novembro.

Na semana, avançou 4,3%, ampliando os ganhos em novembro a 17,76% - desempenho que se confirmado será o melhor resultado para o mês desde 1999. Considerando todo o calendário, pode vir a ser a performance mensal desde outubro de 2002.

Na visão do sócio e assessor da Aplix Investimentos Yuri Cavalcante, notícias positivas quanto ao desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19 deram um fôlego ao mercado em novembro, superando as preocupações com uma segunda onda de coronavírus, em meio ao avanço da doença na Europa e EUA.

"O investidor global ficou com mais apetite a risco", afirmou, citando a depreciação do real neste ano como um componente adicional, uma vez que deixou as ações brasileiras duplamente descontadas quando se olha os preços em dólar. "Isso ofuscou as notícias internas e preocupações com o fiscal."

Em Wall Street, que fechou mais cedo, o S&P 500 subiu 0,24%, para nova máxima histórica de fechamento, a 3.638 pontos.

Na B3, os papéis de Suzano (SA:SUZB3) e Klabin (SA:KLBN11) figuraram entre as maiores altas do Ibovespa, subindo 4,06% e 4,59%, respectivamente, na esteira de anúncio de aumento de preço pela Suzano e aprovação da incorporação da Sogemar por acionistas da Klabin.

VEJA: Suzano anuncia alta de preços de celulose na China, diz BTG

Vale ON (SA:VALE3) avançou 2,22%, após obter licença para retomada e expansão de Serra Leste, no Pará, em sessão de correção negativa de outros papéis de mineração e siderurgia na bolsa, que vem mostrando desempenho forte dadas as perspectivas favoráveis quando a aumento de preços e volumes.

LEIA: Vale obtém licença para retomada e expansão de Serra Leste, no Pará