Ibovespa fecha em queda com realização de lucros, mas sobe na semana

Reuters

Publicado 23.10.2020 17:04

Atualizado 23.10.2020 17:15

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira, com o noticiário menos positivo no Brasil e a ausência de progressos efetivos sobre mais estímulos nos EUA endossando realização de lucros ao término de mais uma semana positiva na bolsa paulista.

Índice de referência da bolsa brasileira, o Ibovespa recuou 0,61%, a 101.294,22 pontos, de acordo com dados preliminares. Na semana, porém, acumulou elevação de 3%.

O volume financeiro nesta sexta-feira somava 21 bilhões de reais.

Para o estrategista Gustavo Cruz, da RB Investimentos, é normal após vários dias positivos que o investidor adote um pouco de cautela antes do fim de semana e aproveite para colocar um pouco de lucro no bolso.

"É de se esperar que o investidor aproveite que (o Ibovespa) passou a barreira psicológica dos 100 mil pontos e fique mais na defensiva", afirmou, acrescentando que os indicadores econômicos no Brasil também não foram tão bons nesta sessão.

Entre os destaques na pauta local, a inflação medida pelo IPCA-15 acelerou acima do esperado em outubro, enquanto a confiança do consumidor caiu pela primeira vez em seis meses.