Ibovespa fecha todo no azul em dia sem NY e com estreia do Brasil na Copa

Reuters

Publicado 24.11.2022 18:26

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em forte alta nesta quinta-feira, com todas as ações no azul, em sessão marcada por liquidez reduzida diante de feriado nos Estados Unidos e estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Notícias de que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva não será intervencionista na Petrobras, bem como de que o economista Pérsio Arida pode integrar o novo governo, serviram como argumento para investidores locais irem às compras.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 2,75%, a 111.831,16 pontos. Na máxima, chegou a 112.612,16 pontos.

O volume financeiro, porém, somou apenas 17,8 bilhões de reais, de uma média diária no mês de 38,8 bilhões. Pouco antes das 16h, quando começou a partida entre Brasil e Sérvia, o giro somava 14,56 bilhões de reais.

Desta vez, afirmou Luan Alves, analista da VG Research, os "ruídos políticos" tiveram um efeito positivo, e sem Wall Street como referência, o mercado brasileiro acabou sendo influenciado somente pelo noticiário doméstico.

Na capital federal, o senador Jean Paul Prates (PT-RN), integrante da equipe de transição, afirmou nesta quinta-feira, que o governo de Lula não será "intervencionista" na Petrobras, e mudanças na petrolífera serão feitas de forma gradual.

Mas ele também disse que "quem define política de preços de qualquer coisa no país, se vai intervir ou não, se vai ser livre ou não, se vai ser internacional ou não, é o governo".

Uma primeira reunião da equipe de transição do governo eleito com o presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, será virtual e está agendada para a próxima segunda-feira, disse a empresa à Reuters.

E enquanto investidores aguardam o anúncio da equipe ministerial, agradou notícia da Agência Estado de que Arida poderia ocupar um cargo na Secretaria-Executiva da Fazenda ou comandar o Ministério do Planejamento.

Para o comando da Fazenda, por ora, cada vez mais o noticiário tem mostrado que Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, desponta como favorito de Lula.

Na visão de Tiago Cunha, gestor de ações da Ace Capital, em uma sessão com menor liquidez, essas notícias, assim como a percepção de um cenário mais apertado para a aprovação da PEC da Transição, serviram como argumento para compras.

O Ibovespa veio de duas semanas de queda e até a véspera estava no zero a zero nesta semana.

Em relação à PEC da Transição, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator-geral do Orçamento do próximo ano e que será o autor da proposta, afirmou à Reuters que texto será protocolado até a próxima terça-feira.

No exterior, o sinal positivo prevaleceu nas principais bolsas europeias, enquanto o mercado acionário norte-americano ficou fechado em razão do feriado do Dia de Ação de Graças.

h2 Destaques/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) avançou 3,46%, a 24,25 reais, amparada pelas declarações de Prates, conselheiro de Lula para petróleo e gás, de "não haverá atitude despótica" em relação à empresa e que o grupo que discute temas de energia e petróleo do novo governo tem conversado com bancos e investidores.

- AMERICANAS ON (BVMF:AMER3) disparou 11,02%, a 11,18 reais, após fechar na véspera em uma mínima desde janeiro de 2017. No setor, MAGAZINE LUIZA ON (BVMF:MGLU3) saltou 6,51% e VIA ON (BVMF:VIIA3) valorizou-se 6,2%. Todos os papéis acumulam perdas relevantes em novembro.

- B3 ON (BVMF:B3SA3) subiu 5,59%, a 12,66 reais, reduzindo a perda no mês, que até a véspera alcançava cerca de 20%. Analistas do Citi cortaram projeções de lucro para a companhia nesta semana e reduziram o preço-alvo de 17 para 14 reais, mas reiteraram recomendação de "compra", citando perspectiva de longo prazo.

- VALE ON (BVMF:VALE3) avançou 0,64%, a 81,45 reais, endossada pela alta dos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian, que quebraram uma sequência de três perdas consecutivas. O contrato mais negociado encerrou as negociações diurnas com alta de 1,3%, a 732 iuans (102,36 dólares) a tonelada.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) fechou em alta de 3,58%, a 26,94 reais, e BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) valorizou-se 2,02%, a 15,64 reais, reforçando o tom positivo do Ibovespa no dia, em que BANCO PAN PN capitaneou os ganhos do setor no Ibovespa, com acréscimo de 7%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações