Ibovespa firma queda com receio por agenda fiscal do governo

Bloomberg Línea Brasil

Publicado 17.11.2021 14:24

Atualizado 17.11.2021 14:48

Ibovespa firma queda com receio por agenda fiscal do governo

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, firmou queda na tarde desta quarta-feira (17), após uma manhã volátil com investidores calibrando as apostas para os mercados e a economia brasileira na reta final do ano, enquanto monitoram a delicada situação fiscal do país.

  • Perto das 14h05, o Ibovespa recuava 0,75%, a 103.607 pontos
  • Já o dólar futuro operava no zero a zero, a R$ 5,5027

Mais cedo, o ministério da Economia divulgou uma piora nas previsões para a inflação no Brasil, projetando agora uma alta de 9,7% no final do ano.

A guinada de 7,9% na última previsão vai em linha com o que economistas do mercado consultados pelo Banco Central disseram ontem, na pesquisa Focus. Eles esperam um IPCA de 9,77%.

Os investidores somam esses dados à queda do IBC-Br, a prévia do PIB, além de uma maior cautela com o cenário político, em uma semana que desenha a manutenção do Teto de Gastos com a análise da PEC dos Precatórios no Senado.

h2 Contexto político/h2

O parcelamento dos precatórios e alteração da metodologia de cálculo da correção do teto de gastos estão no centro da estratégia do governo federal para gerar o espaço no Orçamento para o pagamento do novo auxílio, substituindo o Bolsa Família.

Ontem, o presidente Jair Bolsonaro disse, em fala durante passagem pelos Emirados Árabes, que, além do benefício, o governo também estuda um possível reajuste para servidores, caso da PEC dos Precatórios seja aprovada.

Para Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, o mercado vê a sinalização do presidente como “péssima” e “muito ruim em termos econômicos”.

“Fiscalmente, nem a PEC dos Precatórios tem cabimento, muito menos as pretensões expansionistas do governo, seja com reajuste de servidores ou com a própria elevação do Bolsa Família.”

Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos

h2 Movimentação de ações/h2
    • O setor financeiro subia nesta quarta, com o Bradesco (SA:BBDC4) sustentando as maiores altas por peso do índice, seguido do Itaú (SA:ITUB4)
    • Do outro lado, Eletrobras (SA:ELET3) caía após divulgar baalnço, enquanto Qualicorp (SA:QUAL3) também recuava
  • Nos EUA, as bolsas americanas também operavam no vermelho, com os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuando 0,46%, 0,2% e 0,18%, respectivamente
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Enquanto isso, lá fora, as ações da credenciadora de pagamentos Stone (NASDAQ:STNE) (SA:STOC31) tinham baixa de até 30% na Nasdaq após decepção dos investidores com os resultados divulgados na terça. A empresa teve lucro ajustado de R$ 132,7 milhões no terceiro trimestre, 54% abaixo do registrado no mesmo período do ano anterior.

--Com a colaboração de Kariny Leal e Toni Sciaretta

Ver mais em Bloomberg Línea Brasil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações