Ibovespa flerta com 115 mil pontos; Rede D'Or dispara na estreia

Reuters

Publicado 10.12.2020 14:56

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa retomou o fôlego e avançava forte nesta quinta-feira, flertando com os 115 mil pontos, com as ações da Petrobras entre os maiores suportes e os papéis da CSN disparando quase 10% após projeções financeiras e expectativas sobre IPO.

LEIA MAIS: CSN prevê IPO de mineração em janeiro; planeja IPO de cimentos também em 2021

Às 14:52, o Ibovespa subia 1,59%, a 114.796,39 pontos. O volume financeiro somava 24 bilhões de reais.

Na máxima até o momento, o Ibovespa chegou a 115.072,49 pontos, o que não acontecia desde fevereiro.

Desde o começo da semana, o principal índice da bolsa paulista vem testando superar os 114 mil pontos, mas sem fôlego para segurar até o final o patamar perdido em fevereiro, antes do forte ajuste em razão da pandemia de Covid-19 .

Apesar de não ter renovado as máximas apuradas em janeiro, quando encostou em 120 mil pontos, o Ibovespa quase zerou as perdas em 2020 e acumula valorização de mais de 85% desde as mínimas de março, o que tem motivado realização de lucros. Na mínima nesta sessão, o Ibovespa chegou a 112.731,76 pontos.

Nesta quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) corroborou o ambiente de elevada liquidez nos mercados globais ao lançar ainda mais medidas de estímulo para fornecer suporte para a economia do bloco monetário.

VEJA TAMBÉM: Autoridades do BCE discordaram sobre tamanho do pacote, não sua duração, dizem fontes

Wall Street, porém, mostrava alguma hesitação após recordes recentes, diante de números acima do esperado nos pedidos semanais de auxílio-desemprego nos Estados Unidos, enquanto as negociações para novos estímulos continuam arrastadas. O S&P 500 tinha variação negativa de 0,06%.

Entre as commodities, os preços do petróleo subiam com força, com o Brent superando os 50 dólares o barril, o que ajudava Petrobras PN (SA:PETR4) a avançar 3,67%, enquanto Petrobras ON (SA:PETR3) subia 4,44%. PETRORIO ON registrava alta de 6,32%.

Na China, o futuro do minério de ferro saltou mais de 7%, fornecendo suporte para Vale ON (SA:VALE3), em alta de 1,86%. O destaque no setor de mineração e siderurgia, porém, era CSN ON (SA:CSNA3), que disparava 9,3%, após projeções para 2021, bem como estimativa para janeiro do IPO da sua unidade de mineração.

SAIBA MAIS: Minério de ferro na China toca máxima contratual com compras especulativas

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"Temos oportunidade real de colocar o IPO da mineração no mercado na primeira semana de janeiro", disse o presidente-executivo da CSN, Benjamin Steinbruch.