Ibovespa Futuros sobe com exterior positivo; mercado monitora Congresso

Investing.com

Publicado 01.02.2021 08:06

Atualizado 01.02.2021 08:25

Por Ana Carolina Siedschlag

Investing.com - O Ibovespa Futuros abriu em alta, subindo 1,27% perto das 9h10, seguindo o exterior mais ameno após uma semana turbulenta com a guerra entre investidores PF e fundos de hedge nos EUA, que contaminou o mercado brasileiro. Por aqui, a eleição para as presidências do Congresso mantém o investidor em modo de espera, enquanto monitoram a prometida greve dos caminhoneiros desta semana.

O Dow Jones Futuros, o S&P 500 Futuros e o Nasdaq 100 Futuros subiam 0,58%, 0,84% e 0,96%, respectivamente. Alimentados por conversas no Reddit e em outras redes sociais, investidores de varejo levaram a americana a se valorizar 1.500% em janeiro, sem que tenha havido mudança em seu plano de negócios, para minar estratégias de fundos hedge vendidos nas ações da empresa. Com isso, os fundos foram forçados a vender ações que estavam em alta para equilibrar seus portfólios.

Deputados e senadores brasileiros se reúnem hoje para definir quem comandará as duas casas nos próximos dois anos. O Senado será a primeira casa a definir o novo presidente. Lá a eleição está marcada para começar às 14h. Já a Câmara começa a definir quem será o futuro presidente a partir das 19h. Por definição das mesas diretoras das duas casas, ambas as eleições serão presenciais. O voto também é secreto e apurado pelo sistema eletrônico.

LEIA MAIS: Conheça os candidatos à Presidência da Câmara dos Deputados

Na Europa, as bolsa sobem, com o DAX, principal índice alemão, avançando 1,2% e o STOXX 600 em alta de 1,11%. O FTSE 100, principal do Reino Unido, subia 0,83%.

O crescimento da indústria da Zona do Euro permaneceu resiliente no início do ano, mas o ritmo perdeu força em relação a dezembro diante de novas medidas de lockdown no continente, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras desta segunda-feira.

Com as infecções por coronavírus aumentando de novo na Europa, os países foram forçados a fechar várias atividades de serviços, deixando a indústria com a responsabilidade de sustentar a economia, já que as fábricas permaneceram abertas.

O PMI final da indústria medido pelo IHS Markit caiu a 54,8 em janeiro de 55,2 em dezembro, embora tenha ficado acima da preliminar de 54,7.

Já na China, a atividade industrial expandiu no ritmo mais fraco em sete meses no início de 2021, pressionada pela queda nas encomendas de exportação em meio à pandemia global e ao aumento dos custos, mostrou o PMI do Caixin/Markit.

O indicador caiu a 51,5 no mês passado, nível mais fraco desde junho do ano passado e bem abaixo dos 53,0 de dezembro. A marca de 50 separa crescimento de contração.

O índice de blue-chips Shanghai Shenzhen CSI 300 do país, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em queda de 2,73%. enquanto o Shanghai Composite avançou 0,64%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Entre as commodities, os preços do petróleo voltavam a subir, de olho na distribuição das vacinas.

O Petróleo Brent Futuros subia 0,69%, a US$ 55,40 o barril, enquanto o Petróleo WTI Futuros avançava 0,38%, a US$ 52,40.

h2 Agenda do dia/h2

O presidente Jair Bolsonaro tem reunião com o ministro Paulo Guedes, à tarde, com o ex-ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, com o atual ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Pedro Cesar Sousa, com o ministro da Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Já Guedes participa da sessão de abertura do Ano Judiciário de 2021 e depois tem reuniões com secretários e com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

E Campos Neto participa de evento aberto à imprensa sobre Open Banking e depois tem reunião com dirigentes de instituições financeiras sobre temas estruturais do sistema financeiro.

LEIA MAIS: IPC-S reduz alta a 0,27% em janeiro com queda nos preços de habitação

Além dos PMIs, a Zona do Euro também divulgou que o desemprego na região ficou estável em 8,3%, enquanto as vendas no varejo caíram 9,6%, contra estimativa de queda de 2,6%.

Às 10h, será a vez do Brasil divulgar os dados do PMI de dezembro, enquanto os do EUA saem às 12h.

Nos EUA, a temporada de balanços continua, com Alphabet (NASDAQ:GOOGL), Amazon (NASDAQ:AMZN), Snap (NYSE:SNAP), Exxon e Pfizer reportando esta semana.

h2 Notícias do dia/h2

Vacina - O Ministério da Saúde informou neste sábado que o contrato com o Instituto Butantan para a compra de 54 milhões de doses adicionais da vacina CoronaVac contra a Covid-19 será assinado na próxima sexta-feira.

LEIA MAIS: Um ano após a chegada da Covid-19, casos de contaminação na Índia diminuem

Covid-19 na Europa - O número de pacientes com Covid-19 em hospitais franceses atingiu um pico de quase nove semanas neste domingo, quando o país fechou suas fronteiras para quase todos os países fora da União Europeia.

5G - O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado que não há ainda decisão sobre as empresas que fornecerão a tecnologia 5G no país e que, a princípio, nenhuma está descartada.

Impeachment - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ameaçou em reunião reservada com aliados no domingo aceitar um dos pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira, seu último dia no cargo, disseram a GloboNews e os jornais Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo.

Congresso - No final de semana, o DEM, oficialmente apoiando a candidatura de Baleia Rossi, decidiu adotar a neutralidade e liberar o voto da bancada na eleição para presidente da Câmara, em um aceno ao candidato do Planalto, Arthur Lira.

h2 Notícias corporativas/h2

Itaú - O Itaú Unibanco (SA:ITUB4) está esperando a aprovação do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) para cindir sua fatia de 41% na XP Inc. em uma nova empresa, após a operação ser aprovada em assembleia geral extraordinária no domingo.

Petrobras (SA:PETR4) - A Petrobras informou que assinou contrato para a venda de suas participações no chamado Polo Peroá por 55 milhões de dólares, em negócio fechado junto às empresas OP Energia e DBO Energia, que formarão um consórcio para a aquisição

--Com informações da Reuters, Estadão Conteúdo e Agência Brasil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações