Ibovespa inicia semana em alta com exterior positivo e Previdência no radar

Reuters  |  Autor 

Publicado 18.03.2019 12:02

Ibovespa inicia semana em alta com exterior positivo e Previdência no radar

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista mostrava ganhos nesta segunda-feira, em meio a cenário de maior apetite por ativos de risco no exterior, enquanto investidores permaneciam no aguardo da tramitação da proposta da reforma da Previdência.

Às 11:56, o Ibovespa subia 0,51 por cento, a 99.623,24 pontos. O volume financeiro era de 8,46 bilhões de reais.

Também no radar estava a viagem do presidente Jair Bolsonaro para Washington, com os agentes financeiros de olho em um possível acordo de investimento entre Brasil e EUA. Bolsonaro chegou no domingo a Washington para uma visita oficial de três dias, acompanhado do ministro da Economia, Paulo Guedes, entre outras pessoas.

Para o analista da Guide Investimentos Rafael Passos, o movimento do Ibovespa acompanha o cenário externo, em dia positivo para os mercados emergentes. "Os ativos de risco estão tomando um fôlego e o Ibovespa se beneficia disso. Internamente, o foco ainda se volta para os avanços da reforma da Previdência", afirmou.

Em sua conta no Twitter, Bolsonaro afirmou que ainda não viu a proposta que trata de mudanças nas aposentadorias dos militares, que o governo prometeu enviar ao Congresso no dia 20 de março.

Em Wall Street, o Dow Jones subia 0,06 por cento e o S&P 500 avançava 0,35 por cento, enquanto os preços do petróleo Brent mostravam alta de 0,45 por cento.

DESTAQUES

- MARFRIG (SA:MRFG3) avançava 4,33 por cento, tendo como pano de fundo declarações da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, dizendo que pretende organizar uma missão para a China para tentar ampliar as exportações de carne suína, bovina e de frango ao mercado chinês. Ainda no setor, JBS (SA:JBSS3) subia 2,56 por cento e BRF (SA:BRFS3) tinha alta de 1,8 por cento.

- AMBEV (SA:ABEV3) subia 3,1 por cento, tendo no radar noticiário positivo sobre vendas de cerveja no país durante o período de carnaval.

- PETROBRAS ON (SA:PETR3) ganhava 1,27 por cento, enquanto PETROBRAS PN (SA:PETR4) avançava 0,42 por cento, em sessão marcada pela alta nos preços do petróleo e aprovação de sua proposta de Acordo de Individualização da Produção (AIP) da jazida compartilhada de Lula, na bacia de Santos, segundo comunicado divulgado pela companhia.

- ITAÚ UNIBANCO PN (SA:ITUB4) mostrava alta de 0,63 por cento, enquanto BRADESCO PN (SA:BBDC4) ganhava 0,22 por cento, contribuindo para o viés positivo do Ibovespa, dado o peso desses papeis em sua composição.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- VALE (SA:VALE3) cedia 1,15 por cento, após a notícia de bloqueio de 1 bilhão de reais da companhia pela Justiça de Nova Lima, em Minas Gerais, para garantir eventual ressarcimento de prejuízos após a evacuação de moradores na comunidade São Sebastião das Águas Claras-Macacos.