Ibovespa mantém forte alta; dólar, juros e títulos do Tesouro apresentam queda

Investing.com  |  Autor 

Publicado 08.10.2018 14:33

Ibovespa mantém forte alta; dólar juros e títulos do Tesouro apresentam queda

Investing.com - Após um início com alta superior a 5% com o resultado do primeiro turno das eleições, o Ibovespa cedeu levemente no decorrer do dia, mas ainda mantém o forte desempenho positivo avançando 3,93% aos 85.557,80 pontos com as ações das estatais e empresas ligadas ao consumo puxando os principais ganhos do índice.

Para Eduardo Guimarães, analista da Levante Ideias, a grande expectativa do mercado do impacto das eleições para as empresas estatais, que possuem grande dependência do Governo Federal.

“O resultado de ontem das eleições surpreendeu e foi diferente do que as pesquisas mostravam, com o candidato reformista forte e muito próximo de uma vitória no segundo turno”, explicou Guimarães, que completou. “No entanto, o fato de grande importância das eleições é que o partido PSL sai como uma potência no Congresso e com senadores eleitos nos principais colégios eleitorais do país, além de diversos governadores aliados”.

Para a casa de analises, a situação favorece uma governabilidade do candidato Bolsonaro. Caso seja eleito no segundo turno, o plano de realizar um amplo programa de privatizações desenhado por sua equipe ganha forte apoio político no Congresso e no Senado.

Ações

Entre as ações que apresentam maior valorização, destaque para Petrobras (SA:PETR4), com ganhos de 10,35% a R$ 26,44, ativo mais negociado no segmento nesta segunda-feira. Também merecem atenção as estatais elétricas Cemig (SA:CMIG4) e Eletrobras (SA:ELET3), com valorizações respectivas de 14,91% e 14,51%.

Confira outros destaques:

Gol (SA:GOLL4) +14,35% Usiminas (SA:USIM5) +9,88% Banco do Brasil (SA:BBAS3) + 9,49% Bradesco (SA:BBDC4) PN + 6,52% Santander (SA:SANB11) + 6,33% Itaúsa (SA:ITSA4) + 5,22% JBS (SA:JBSS3) +2,77%/ B3 + 2,47%

Na ponta oposta, estão os ativos de empresas que dependem das exportações e perdem com a queda da moeda americana. Exemplos de Suzano (SA:SUZB3) (-4,27), Fibria (SA:FIBR3) (-1,77%), Vale (SA:VALE3) (-1,72%), Klabin (SA:KLBN11) (1,42%) e Gerdau (SA:GGBR4) (-1,27%).

Câmbio e juros

O resultado das eleições faz também com que a cotação do dólar apresente forte queda de 2,20% a R$ 3,7559.

Movimento é também de desvalorização nos contratos de jurus futuros, com o contrato de maior liquidez, para janeiro de 2019, recuando 0,096 pontos base para 6,544%. O segundo em volume de negócios, para o primeiro mês de 2021, apresenta queda de 0,41 pontos para 8,94%. Já o papel de janeiro de 2020, a variação é de 0,33 pontos para um total de 7,89%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No Tesouro Direto, as taxas dos títulos atrelados à inflação registram forte oscilação. Os títulos com vencimento em 2035 e 2045 eram oferecidos com rendimento de 5,52%, sendo que na tarde de sexta-feira era de 5,71%. Enquanto isso, os de 2024 são negociados a 5,30%, somados ao IPCA.

Entre os prefixados, o papel para 2025 é oferecido a 10,69% e com vencimento em 2021 a 8,83%. O título mais longo, com juros semestrais e vencimento em 2029, saia a 10,80%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações