Ibovespa mira alta e os 118 mil pontos com commodities, mas queda de NY limita

Estadão Conteúdo

Publicado 20.07.2023 08:19

Atualizado 20.07.2023 11:40

Ibovespa mira alta e os 118 mil pontos com commodities, mas queda de NY limita

A cautela externa e a falta de motivadores internos limitam uma alta firme do Ibovespa na manhã desta quinta-feira, 20, que vem de dois pregões seguidos de recuo moderado e na faixa dos 117 mil pontos. Na quarta-feira, 19, o Índice Bovespa fechou em baixa de 0,25%, aos 117.552,07 pontos.

Apesar da manutenção dos juros na China, o minério de ferro fechou com valorização de 1,74%, em Dalian, o que estimula as ações do segmento metálico, que cederam na véspera. O petróleo sobe moderadamente, mas sem forças para estimular os papéis da Petrobras (BVMF:PETR4). As ações da empresa estão no radar à medida que a política de dividendos da estatal, que pode sofrer alteração, deve ser apreciada até o final deste mês.

Do lado dos fatores de baixa para o Ibovespa estão os mercados de ações da Ásia, cuja maioria fechou em queda, e a maioria das bolsas de Nova York. O recuo ocorre após Wall Street acumular ganhos por três sessões seguidas.

O declínio de hoje reflete os resultados do setor de tecnologia. As ações de Netflix (NASDAQ:NFLX), Tesla (NASDAQ:TSLA) e IBM (NYSE:IBM) caem, após divulgação de balanços trimestrais no fim da tarde de ontem. Nesta quinta, a American Airlines (NASDAQ:AAL) divulgou lucro líquido de US$ 1,3 bilhão no segundo trimestre de 2023, bem acima do ganho registrado no mesmo período do ano passado, de US$ 476 milhões, mas os papéis reagiram em queda no pré-mercado norte-americanos.

Os resultados saem a poucos dias da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), na quarta-feira que vem. As apostas são de uma alta de 0,25 ponto porcentual na taxa de juros dos EUA. "O que parece estar na discussão contudo, é o que o Fed irá fazer na reunião seguinte", observa em nota a Guide Investimentos.

No Brasil, os investidores esperam a divulgação do IPCA-15 de julho, que será divulgado na terça-feira, para balizar as projeções para o Copom de agosto. Espera-se que o Banco Central comece a cortar o juro básico no mês que vem, mas há dúvidas em relação à magnitude. Nesta quinta, destaque para o lançamento no Rio de Janeiro da Agenda de Reformas Financeiras, com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O objetivo é o aprimoramento regulatório para a atuação do mercado financeiro.

Às 11h05, o Ibovespa subia 0,33, aos 117.982,27 pontos, após avançar 0,55%, na máxima aos 118.199,79 pontos, e cair 0,06%, na mínima aos 117.484,27 pontos. Vale (BVMF:VALE3) tinha elevação de 1,31%. Já Petrobras cedia 0,34% (PN) e -0,09% (ON).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações