Ibovespa opera em baixa, mas caminha para 3ª alta semanal seguida

Reuters

Publicado 28.01.2022 12:03

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa brasileira exibia queda nesta sexta-feira, após três altas seguidas e diante de nova sessão negativa em Wall Street.

O preço do petróleo em alta e o salto do minério de ferro na Ásia ajudavam o índice local, junto com a disparada da Braskem após oferta secundária de suas ações ser adiada. Do outro lado, papéis que tiveram altas fortes recentemente, como varejo e outros ligados ao consumo interno cediam.

Às 12h, o Ibovespa caía 0,57%, a 111.972,38 pontos. O volume financeiro era de 9 bilhões de reais.

O Ibovespa caminhava para sua terceira semana consecutiva de alta. Analistas destacam a entrada de fluxo estrangeiro, o avanço das commodities e atração a papéis descontados como alguns dos motivos para a performance positiva recente do índice.

Enquanto isso, as principais referências acionárias em Wall Street se aproximavam da quarta semana no negativo.

Os índices de ações em Nova York ainda reagiam nesta sexta-feira ao discurso mais duro do Federal Reserve em sua decisão de política monetária nesta semana, apesar dos ganhos da Apple (NASDAQ:AAPL)  (SA:AAPL34) após resultados. Dados de inflação também movimentavam o pregão.

O Fed indiciou alta de juros em março na quarta-feira e impulsionou apostas de cinco elevações nas taxas em 2022.

O desempenho do Ibovespa na semana vai na contramão até dos pares emergentes, que sinalizavam encerrar sua pior semana em cinco meses, segundo o índice MSCI para mercados emergentes.

No Brasil, a taxa de desemprego voltou a recuar no trimestre finalizado em novembro, indo a 11,6%, o nível mais baixo desde o início de 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O rendimento real habitual, porém, caiu sobre os três meses imediatamente anteriores e ante o mesmo período de 2020, diante de pressão inflacionária.

LEIA MAIS: Desemprego no Brasil tem menor nível desde início de 2020 no tri até novembro; renda é mais baixa da série

Investidores também digeriam dados de crédito divulgados pelo Banco Central, que mostraram avanço no saldo total em dezembro frente a novembro.

Além disso, o Ministério da Economia informou que o governo vai zerar gradualmente a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações com moeda estrangeira até 2029, com o objetivo de acelerar a adesão do país à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

h2 Destaques/h2

 Braskem PNA (SA:BRKM5) subia 7,8%, após alcançar alta de 10,8% mais cedo, depois que a Petrobras e a Novonor adiaram a oferta pública secundária de ações da companhia. A estatal citou níveis de demanda e preço não apropriados para a conclusão da transação.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Petrobras PN (SA:PETR4) subia 0,2% e ON a 0,5%, caía 0,1%. O preço do petróleo subia e caminha para sexto ganho semanal seguido, à medida que tensões geopolíticas seguem elevando preocupação com a oferta.

Magazine Luiza (SA:MGLU3) tinha queda de 3,5%, interrompendo três sessões de alta. Via  (SA:VIIA3) ON caía 3,9% e Americanas  (SA:AMER3) cedia 3,5%.

Gol (SA:GOLL4) PN cedia 2,7% e AzulL PN (SA:AZUL4) recuava 2%. Os papéis também interrompiam três sessões de alta.

Vale (SA:VALE3) subia 0,9%. O preço do minério de ferro avançou mais de 7% em Dalian, na China. A alta foi impulsionada por expectativas de que uma flexibilização monetária intensificada da China estimularia a demanda, além de temores sobre perspectivas de oferta apertada.

 Méliuz  (SA:CASH3) caía 0,4%, após avançar até 5,1% na abertura, com investidores reagindo à prévia operacional da empresa. As vendas brutas da Méliuz (SA:CASH3) cresceram 77% no quarto trimestre de 2021 ante mesmo período do ano anterior.

Itaú PN (SA:ITUB4) subia 0,2%, assim como Banco do Brasil (SA:BBAS3), enquanto Bradesco PN (SA:BBDC4) operava estável e Santander Brasil Unit (SA:SANB11) caía 1,5%, após divulgação de estatísticas de crédito no país.

Intermedica  (SA:GNDI3) ON subia 1,3% e Hapvida (SA:HAPV3) avançava 1,8%, após tombo da véspera por conta de leilão de ações de Intermédica.

Embraer (SA:EMBR3) caía 2,6%, terceira queda seguida.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações