Ibovespa opera no vermelho com investidores de olho na inflação

Bloomberg Línea Brasil

Publicado 07.02.2022 14:32

Ibovespa opera no vermelho com investidores de olho na inflação

Com os investidores de olho na alta dos juros e perspectivas mais elevadas para a inflação, o Ibovespa (IBOV) mantém o desempenho no campo negativo na tarde desta segunda-feira (7).

De acordo com o relatório Focus, divulgado nesta manhã pelo Banco Central, a expectativa é de que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) tenha alta de 5,44% em 2022, acima dos 5,38% projetados anteriormente.

Por volta das 14h20 (horário de Brasília), o principal índice de renda variável brasileiro operava em leve queda de 0,2%, aos 112.024 pontos. Na mínima do dia, o Ibovespa caiu 0,7%.

  • Ações de exportadoras, como Vale ((SA:VALE3)), além de siderúrgicas como Usiminas (SA:USIM5) e CSN (SA:CSNA3) contribuem para amenizar as perdas, com ganhos de 1,6%, 2,8% e 1,7%, respectivamente.
  • Os papéis reagem positivamente após os contratos futuros do aço e do minério de ferro negociados na China subirem na volta das negociações após o feriado do Ano Novo Lunar.
  • Atenção ainda para as ações de Hapvida (SA:HAPV3) e NotreDame (SA:GNDI3), que seguem em forte queda após divulgação dos números de sinergias. Por volta das 14h20, as ações recuavam 4,9% e 5,2%, respectivamente.

Nesta semana, o noticiário corporativo é agitado com a divulgação de balanços de bancos referentes ao quarto trimestre, caso de Bradesco (SA:BBDC4), Itaú Unibanco (ITUB4 (SA:ITUB4)) e Santander (SA:SANB11).

A semana conta ainda com os dados de inflação no Brasil (IPCA), a prévia do PIB medida pelo IBC-Br, além de dados de serviços e varejo.

Confira, a seguir, o desempenho dos principais indicadores às 14h (horário de Brasília):

  • O Ibovespa (IBOV) operava em leve queda de 0,2%, aos 112.024 pontos
  • O dólar caía 0,7% por volta das 14h20, negociado a R$ 5,29
  • No mercado de juros futuros, o DI com vencimento em 2025 caía 12 pontos-base, a 10,96%, enquanto o DI 2027 também cedia 12 pontos-base, a 11,10%
  • Nos EUA, os mercados operavam em leve queda: o índice do Dow Jones recuava 0,08%, o do S&P 500 tinha queda de 0,27%, enquanto o da Nasdaq caía 0,37%
  • Na Europa, o índice Stoxx 600 subia 0,7%, o Dax, da Alemanha, subia 0,7%, enquanto o CAC-40, da França, avançava 0,8%

Ainda entre os destaques do dia, o Bitcoin (BTC) avança pelo quinto dia consecutivo, em seu maior rali desde setembro.A maior criptomoeda em termos de valor de mercado subiu 3,2%, chegando a US$ 43.017. O XRP saltou até 16% depois que as chamadas altcoins subiram ainda mais. O Shiba Inu colocou em alta as memecoins, com aumento de 24%, de acordo com o CoinMarketCap.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Ver mais em Bloomberg Línea Brasil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações