Ibovespa prossegue com ganhos na semana, com Previdência no holofote

Investing.com  |  Autor 

Publicado 18.01.2019 18:25

Atualizado 21.01.2019 10:00

Ibovespa prossegue com ganhos na semana, com Previdência no holofote

Investing.com - O otimismo com o novo governo prevalece entre os investidores locais, que impulsionam a valorização do Ibovespa na terceira semana de 2019, com renovação das máximas. A bolsa encerrou a sexta-feira em 96.096,75 pontos, com o recorde intradia de 96.395,98 pontos, acumulando ganhos de 2,6% na semana e 9,34% no ano.

Esta semana foi marcada pelo ensaio dos estrangeiros em se tornar bullish com a bolsa brasileira, revertendo a saída de recursos para uma entrada líquida de R$ 12,2 milhões no ano até a sessão de 16 de janeiro. Foram quatro dias de fechamento no azul do Ibovespa, com apenas a sessão da terça-feira no vermelho, em que investidores aproveitaram o exterior bearish para a realização de lucros.

Os números positivos são derivados da crescente expectativa em relação à proposta de uma reforma da Previdência que poupe bilhões de reais em anos e reequilibre as contas públicas. Esta percepção foi alimentada esta semana com informações de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, retome as ideias apresentadas (reformas e privatizações) em seu discurso de posse no Fórum Econômico Mundial, em Davos, durante esta semana, o que fez aumentar o apetite por ganhos na bolsa paulista na quinta-feira - fechando em 1,01% - e seguindo na sexta-feira com alta de 0,78%. Mas seguem as incertezas em relação à capacidade política do governo de aprová-la no Congresso.

As polêmicas e as suspeitas de irregularidades nas transações bancárias de Fabrício Queiroz, assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) - filho do presidente Jair Bolsonaro -, não chegaram abalar a popularidade do novo governo. Os números da pesquisa XP/Ipespe divulgada na quinta-feira confirmam o bom momento de Bolsonaro com uma parcela significativa da população brasileira.

Uma medida do governo já acabou influenciando o desempenho de ações na Bolsa de Valores. Os papéis da Forjas Taurus (SA:FJTA3) foram destaque pela forte volatilidade, com a continuidade dos fortes ganhos no ano - que chegou a 85% - até a assinatura do decreto, na terça-feira, de flexibilização das regras para a posse de armas, o que levou o papel a despencar mais de 40%.

Outro destaque no Ibovespa desta semana foi a ação da Suzano (SA:SUZB3). A empresa chegou a uma valorização de mais 20% por sete pregões consecutivos, e nesta semana anunciou a conclusão da fusão com a Fibria (SA:FIBR3), criando uma gigante companhia de papel e celulose com atuação global, com a realização de lucros ocorrendo na quinta-feira, quando a ação fechou em queda de 2,69%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações