Ibovespa recua com cautela em véspera de feriado que terá decisão do Fed

Reuters

Publicado 30.04.2024 10:40

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava nesta terça-feira, refletindo certa cautela antes da decisão de política monetária dos Estados Unidos na quarta-feira, quando pregão brasileiro estará fechado em razão de feriado no país, enquanto Santander Brasil avançava após resultado acima do esperado no primeiro trimestre.

Às 10h33, o Ibovespa caía 0,46%, a 126.761,47 pontos, caminhando para o fechar o mês com desempenho acumulado negativo - queda de 1,05% até o momento. O volume financeiro no pregão somava 1,98 bilhão de reais.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve divulga na quarta-feira o desfecho de sua reunião de dois dias, e as atenções estarão voltadas aos sinais sobre os próximos passos, uma vez que a previsão é de manutenção da taxa juro na faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano.

Em Wall Street, os rendimentos dos títulos de 10 anos do Tesouro norte-americano subiam a 4,6695%, de 4,612% na véspera, o que enfraquecia as ações brasileiras, enquanto o S&P 500, uma das referências do mercado acionário nos Estados Unidos, cedia 0,33%.

Na visão da equipe da Levante Investimentos, Jerome Powell, o chair do Fed, que falará na quarta-feira após a divulgação da decisão, provavelmente terá pouco a dizer, exceto que a política monetária americana depende dos indicadores e que o Fed "não tem pressa" para começar a baixar os juros.

"Qualquer alteração nessa mensagem deverá provocar uma grande volatilidade no mercado, para cima ou para baixo", ponderou em nota a clientes.

DESTAQUES

- SANTANDER BRASIL UNIT (BVMF:SANB11) valorizava-se 3,63%, a 29,15 reais, em meio à análise do balanço do primeiro trimestre, que mostrou alta de 41,2% no lucro líquido. A margem financeira bruta da instituição como um todo foi de 14,8 bilhões de reais, crescimento anual de 14,5%. Na máxima até o momento, a ação chegou a saltar 5%.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) ganhava 0,38%, a 32,08 reais, e BRADESCO PN (BVMF:BBDC4), que divulga seu balanço na quinta-feira, antes a abertura do mercado, subia 0,14%, a 14,08 reais.

- VALE ON (BVMF:VALE3) tinha declínio de 1,05%, a 63,23 reais, em dia de queda dos futuros do minério de ferro na China, onde o contrato mais negociado na bolsa de Dalian cedeu 0,5%, para 870,50 iuanes (120,19 dólares) por tonelada.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) recuava 0,57%, a 41,91 reais, tendo no radar dados mostrando que a produção média diária total de óleo e gás no Brasil e no exterior somou 2,776 milhões de barris de óleo equivalente (boed) nos primeiros três meses do ano, alta de 3,7% ano a ano, mas queda de 5,4% na base trimestral. No exterior, o petróleo Brent perdia 0,32%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- ISA CTEEP (BVMF:TRPL4) ON caía 0,55%, a 25,14 reais, após um lucro líquido de 409,2 milhões de reais no primeiro trimestre, alta de 33,7% na comparação anual, um desempenho que, segundo executivos da elétrica, reflete a estratégia de crescimento com novos ativos e investimentos para elevar a receita.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações