Ibovespa recua e fecha abaixo de 119 mil pontos, mas confirma nova alta semanal

Reuters

Publicado 16.06.2023 17:08

Atualizado 16.06.2023 17:30

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira, em meio a movimentos de realização de lucros e operações relacionadas ao vencimento de opções sobre ações na B3 (BVMF:B3SA3), mas ainda assegurou um desempenho positivo no acumulado da semana.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,39%, a 118.758,42 pontos. O volume financeiro somou 35 bilhões de reais.

Na semana, o Ibovespa avançou 1,49% -- a última vez que acumulou perda semanal foi no período encerrado em 21 de abril. No mês, alcança valorização de 9,62%.

Parte desse movimento reflete o retorno do capital externo para a bolsa paulista com números mais recentes da B3 mostrando que, em junho, as compras de estrangeiros superam as vendas em 6,912 bilhões de reais até o dia 14.

Na quarta-feira, marcada por decisão do Federal Reserve e melhora da perspectiva do rating brasileiro pela Standard & Poor's, houve entrada líquida de 767 milhões de reais.

De acordo com o analista da Terra Investimentos Luis Novaes, a semana foi significativamente positiva para o mercado de ativos de risco brasileiro.

Ele destacou que, além do expressivo fluxo de capital estrangeiro, dando força ao movimento de valorização do índice iniciado por investidores locais, a revisão de perspectiva do risco do mercado brasileiro reforçou o movimento de alta.

"Os dados econômicos positivos e a tramitação do arcabouço no Congresso com apoio dos presidentes (da Câmara e do Senado) reduziram as preocupações quanto à estabilidade fiscal do País e deram maior confiança ao mercado para apostar em uma queda de juros no início do segundo semestre."

Novaes avaliou que isso foi fundamental para que a bolsa entrasse nesse movimento de alta, que nesta sexta-feira apresentou um movimento de correção apenas.

"Mantendo-se o fluxo de capital estrangeiro, vemos que há espaço para mais valorização do índice, considerando que alguns ativos não acompanharam o movimento de alta recente", afirmou, não descartando, contudo, um movimento de correção, dado o patamar relevante, que pode motivar realização de lucros.

Estrategistas do JPMorgan (NYSE:JPM) elevaram a projeção para o Ibovespa no final de 2023 para 135 mil pontos, ante 130 mil pontos, citando um cenário macro melhor do que no começo do ano, conforme relatório a clientes nesta sexta-feira.

Emy Shayo e Cinthya Mizuguchi argumentam que o cenário está ficando ainda mais interessante conforme a inflação recua mais do que o esperado, as expectativas para os preços começam a diminuir e as previsões de crescimento aumentam.

Divulgado nesta sexta-feira, o IBC-Br, sinalizador do PIB calculado pelo Banco Central, registrou alta de 0,56% em abril em relação ao mês anterior, segundo dado dessazonalizado, acima das expectativas do mercado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em paralelo, a Fundação Getulio Vargas divulgou queda de 2,2% para o IGP-10 em junho, deflação mais intensa desde o início dos registros, que remonta a 1993.

Em Nova York, o S&P 500 fechou em baixa de 0,37%, após comentários de duas autoridades do Federal Reserve reduzirem o otimismo de que o banco central norte-americano está próximo do fim de seus aumentos agressivos na taxa de juros.

h2 Destaques/h2

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) subiu 0,85%, a 29,64 reais, favorecida pela alta dos preços do petróleo no exterior.

- VALE ON (BVMF:VALE3) ganhou 0,16%, a 69,67 reais, em sessão de altas modestas dos futuros do minério de ferro na Ásia. O contrato mais negociado em setembro na Dalian Commodity Exchange (DCE), na China, encerrou as negociações diurnas com alta de 0,12%.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) avançou 0,32%, a 28,65 reais, e BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) fechou com acréscimo de 0,3%, a 16,95 reais. BTG PACTUAL (BVMF:BPAC11) UNIT subiu 2,69%, melhor desempenho entre os bancos do Ibovespa.

- CVC BRASIL ON (BVMF:CVCB3) valorizou-se 5,63%, a 4,5 reais, em sessão positiva para o setor de viagens como um todo, com AZUL PN (BVMF:AZUL4) em alta de 2,79% e GOL PN (BVMF:GOLL4) subindo 1,98%.