Ibovespa recua no dia, mas termina 2022 no azul

Reuters

Publicado 29.12.2022 18:44

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou com declínio discreto nesta quinta-feira, sob pressão das ações da Petrobras, mas assegurou alta no ano, marcado por oscilações muito distintas nas ações da carteira.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,46%, a 109.734,60 pontos, fechando a semana no zero a zero e o mês com queda de 2,45%. Em 2022, registrou um acréscimo de 4,69% - mais de 10% em dólar.

O giro financeiro no último pregão do ano somou 24,4 bilhões de reais, abaixo da média diária do ano, em meio aos últimos ajustes antes índices na B3 (BVMF:B3SA3) passarem a ter nova composição.

Investidores encerraram o ano na expectativa de como será o terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente no aspecto fiscal.

Em Brasília, o presidente eleito, que toma posse no domingo, anunciou o restante da sua equipe ministerial, mas não divulgou nomes para comandar estatais federais, o que deve ocorrer apenas em janeiro, pelo menos no caso de Petrobras.

Para Luiz Adriano Martinez, sócio e gestor de renda variável da Kilima Asset, prevaleceu no dia o receio com a perspectiva fiscal do país, com papéis sensíveis à dinâmica da economia doméstica entre os piores desempenhos.

No exterior, Wall Street teve uma sessão bastante positiva, que diferentemente do Ibovespa caminha para uma perda em 2022, com o S&P 500 registrando até o momento declínio de 19%.

Na sexta-feira não haverá negociação de ações na bolsa paulista, mas os pregões em Nova York funcionarão normalmente.

Estrategistas apontam cautela para 2023, entendendo que riscos globais envolvem a chance de uma recessão, dada a política monetária ainda contracionista em várias economias, enquanto a reabertura da China, positiva para a atividade e commodities, pode se refletir em piora da inflação.

Ainda assim alguns veem as ações brasileiras como atrativas, beneficiadas entre outros fatores pela retomada da China e seus reflexos nos preços de commodities, além da ausência de tensões geopolíticas que afetam outros mercados emergentes.

h2 Destaques/h2

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) caiu 1,21%, a 24,50 reais, em dia de queda do petróleo Brent e receios sobre o rumo da petrolífera de controle estatal a partir do próximo ano. O futuro ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o anúncio do novo presidente da companhia deve ser feito em janeiro. No ano, contudo, a ação valorizou-se 46,85%.

- BRF ON (BVMF:BRFS3) subiu 6,7%, a 8,28 reais, em dia positivo para ações de empresas de alimentos e após acordo de leniência da companhia com a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União de cerca de 584 milhões de reais ligado às apurações da Operação Carne Fraca e da Operação Trapaça da Polícia Federal. No ano, porém, BRF caiu 63,23%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- POSITIVO ON (BVMF:POSI3) saltou 6,83%, a 9,39 reais, mas terminou 2022 com declínio de 9,93%. A ação foi excluída da carteira do Ibovespa que vai vigorar nos primeiros quarto meses do ano.

- IRB BRASIL ON (BVMF:IRBR3) tombou 8,51%, a 0,86 real, após forte alta na véspera, e confirmou o pior desempenho de 2022 do Ibovespa, com declínio de 78,61%, em meio à desconfiança sobre a capacidade da resseguradora de se sustentar diante de prejuízos seguidos, mesmo após um aumento de capital. O papel também foi excluído do Ibovespa que valerá de janeiro a abril.

- MRV ON (BVMF:MRVE3) avançou 1,33%, a 7,6 reais, na contramão do índice do setor imobiliário, após anúncio da construtora sobre venda do empreendimento Oak Enclave, na Flórida, por 113 milhões de dólares em valor geral de venda.

- VIA ON (BVMF:VIIA3) caiu 2,04%, a 2,40 reais, terminando 2022 com declínio de 54,29%. AMERICANAS ON fechou em baixa de 0,72% no dia e acumulando uma perda de 68,66% no ano. MAGAZINE LUIZA ON (BVMF:MGLU3) resistiu e subiu 1,86% nesta quinta-feira, mas despencou 62,05% no ano.

- VALE ON (BVMF:VALE3) cedeu 0,12%, a 88,88 reais, apesar da alta dos preços do minério de ferro na Ásia, com a referência na bolsa de Dalian subindo para a máxima de mais de seis meses. Em 2022, porém, as ações de mineradora subiram 24,95%.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) fechou com variação negativa de 0,2%, a 25 reais, terminando o ano com alta acumulada de 24,18%, enquanto BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) cedeu 0,07%, a 15,15 reais, e contabilizou uma perda de 11,29% em 2022.

 

(Por Paula Arend Laier)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações