Ibovespa sobe com bancos e proteínas, mas queda de commodities limita fôlego

Reuters

Publicado 09.08.2021 11:00

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa subia nesta segunda-feira, com ações de empresas de proteínas e de bancos entre os principais suportes, mas o movimento era limitado pelo efeito negativo da queda dos preços do petróleo e do minério de ferro nos papéis da Petrobras (SA:PETR4) e da Vale (SA:VALE3), além dos riscos político e fiscal no Brasil.

Às 10:43, o Ibovespa subia 0,22%, a 123.080,40 pontos. O volume financeiro somava 3,2 bilhões de reais.

Na sexta-feira, o Ibovespa fechou em alta de quase 1%, assegurando uma performance positiva no acumulado da primeira semana de agosto.

Na visão do economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa, incertezas sobre o crescimento global em meio ao aumento da disseminação dos casos do coronavírus e expectativas quanto ao próximo movimento do Federal Reserve pesam sobre os ativos de risco em geral, alimentando a volatilidade.

Em Wall Street, o S&P 500 recuava 0,2%

No Brasil, acrescentou Rosa, a agenda fiscal segue no foco dos investidores, com a apresentação da PEC dos Precatórios e a MP que cria o programa assistencial Auxílio Brasil (novo Bolsa Família), além da votação da reforma do Imposto de Renda. Ainda em Brasília, está no radar a votação da PEC do Voto Impresso.

"Diante de tantas incertezas, a Bovespa deve permanecer sem impulso", avalia, em comentário enviado a clientes.

LEIA MAIS: Viajar para onde o real “vale mais” pode não ser a decisão correta; entenda

h2 Destaques/h2

Minerva ON (SA:BEEF3) subia 2,7% antes do balanço do segundo trimestre, previsto para após o fechamento do mercado, com o setor de proteínas como um todo na ponta positiva. Marfrig ON (SA:MRFG3) avançava 3,9% e JBS ON (SA:JBSS3) tinha elevação de 2,8%. BRF ON (SA:BRFS3) valorizava-se 2,6%.

Vale ON (SA:VALE3) caía 1,5%. Os contratos futuros do minério de ferro negociados em Dalian e Cingapura despencaram nesta segunda-feira, ampliando as perdas da semana passada, pressionados por perspectivas de aumento de oferta e enfraquecimento da demanda chinesa.

Petrobras PN (SA:PETR4) recuava 0,95%, na esteira da forte queda dos preços do petróleo no mercado externo, refletindo a alta do dólar e preocupações de que novas restrições relacionadas ao coronavírus na Ásia, especialmente na China, desacelerem a recuperação global na demanda por combustível.

Itaú Unibanco PN (SA:ITUB4) mostrava acréscimo de 1,1% e Bradesco PN (SA:BBDC4) subia 0,9%, contribuindo positivamente. BTG (SA:BPAC11), que reporta balanço na terça-feira, antes da abertura, avançava 0,6%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora