Ibovespa sobe com commodities e resiste à queda em NY após decisões de BCs

Reuters

Publicado 16.12.2021 19:11

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice brasileiro de ações subiu nesta quinta-feira, na contramão das bolsas em Wall Street, com suporte de papéis ligados a commodities e noticiário corporativo intenso. A sessão foi marcada pela reação a decisões de política monetária de alguns dos principais bancos centrais do mundo.

Vale foi a principal contribuição positiva para o índice, enquanto Banco Inter (SA:BIDI4) ficou na ponta oposta.

O Ibovespa subiu 0,83%, a 108.326,33 pontos, maior patamar de fechamento desde 25 de outubro. O volume financeiro da sessão foi de 33,8 bilhões de reais.

Nos Estados Unidos, o Nasdaq desabou 2,5%, com investidores saindo de ações de crescimento, como de tecnologia, para papéis de valor. Na bolsa brasileira, empresas ligadas a tecnologia também recuaram. O S&P 500 cedeu quase 1%, enquanto o Dow Jones fechou quase estável.

O movimento veio após o Federal Reserve (Fed) na véspera manter a taxa de juros perto de zero, indicando que encerrará em março suas compras de títulos, abrindo caminho para três altas de 0,25 ponto percentual em 2022. A decisão, já esperada, levou os mercados de ações dos EUA a fecharem em alta na quarta-feira.

Segundo Daniel Xavier, do departamento econômico do Banco ABC Brasil (SA:ABCB4), índices acionários mais sensíveis ao segmento de tecnologia acabam sentindo relativamente mais a alta dos juros, pois pressiona setores com maior alavancagem.

Na Europa, papéis subiram após o Banco Central Europeu prometer apoio contínuo à economia, retirando gradativamente os estímulos. Já o Banco Central da Inglaterra elevou de forma surpreendente a taxa de juros.

O mercado vive "uma ressaca das decisões de política monetária", disse Rodrigo Crespi, especialista de mercado da Guide Investimentos. Segundo ele, Ibovespa resistiu à pressão de bolsas dos EUA por conta do bom desempenho de commodities, com destaque para papéis como Vale e Petrobras, além de pregão positivo para bancos.

No noticiário interno, o BC reduziu a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo o Relatório Trimestral de Inflação, apontando que "há preocupação com a elevação das expectativas de inflação, inclusive para além do ano-calendário de 2022".

A Moody's piorou as estimativas para PIB do Brasil em 2021 e 2022, após desempenho pior do que o esperado da economia no terceiro trimestre deste ano.

Na política, o Congresso Nacional promulgou as partes pendentes da PEC dos Precatórios.

DESTAQUES

Lojas Americanas SA (SA:LAME3) subiu 8,93% e Lojas Americanas PN (SA:LAME4) disparou 8,6%, estendendo ganhos da véspera. As empresas estão perto de concluir uma reorganização societária. Magalu (SA:MGLU3) ganhou 3,7%. Via SA (SA:VIIA3) caiu 5,6%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Vale (SA:VALE3) subiu 3,9%, CSN ON (SA:CSNA3) avançou 6%, Usiminas PN (SA:USIM5) teve alta de 3,1% e Gerdau PN (SA:GGBR4) evoluiu 2,3%, diante de alta de matérias-primas metálicas na China, com expectativa de recuperação da produção de aço após restrições severas.

Petrobras PN (SA:PETR4) e ON subiram 1,3% e 2,1%, nesta ordem, em meio à alta do petróleo com demanda recorde dos EUA e queda dos estoques. A estatal assinou acordo para vender sua fatia na Braskem (SA:BRKM5) (-0,59%). Suzano (SA:SUZB3)  avançou 2,6% e Klabin (SA:KLBN3) teve alta de 1,3%.

Qualicorp SA (SA:QUAL3) subiu 5,54%, após a superintendência-do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovar, sem restrições, pedido da REDE D'OR para aumentar a fatia na companhia.

Méliuz SA (SA:CASH3) afundou 8,16%, enquanto Banco Inter Unit (SA:BIDI11) caiu 7,7% e PN recuou 5,2%, em sessão negativa para empresas de tecnologia. Inter teve seu encontro com analistas. A ação PN da empresa saiu da carteira teórica do Ibovespa na segunda prévia.

JBS ON (SA:JBSS3) fechou em queda de 1,4%, após o BNDES vender cerca de 70 milhões de ações da companhia, o equivalente a cerca de 12% da fatia do banco na JBS, levantando cerca de 2,6 bilhões de reais com o negócio.

Hapvida ON (SA:HAPV3) e Notre Dame Intermedica Participacoes  (SA:GNDI3) tiveram alta de 1,6% e 3,2%, respectivamente, após superintendência-Geral do Cade aprovar sem restrições a fusão de ambas. Analistas esperavam que o Cade impusesse limites à transação.

Bradesco PN (SA:BBDC4) subiu 1,2%, Itau Unibanco PN (SA:ITUB4) avançou 1% e Santander Brasil Unit (SA:SANB11) teve alta de 1,2%. Banco do Brasil  (SA:BBAS3) recuou 0,3%.

 

(Por Andre Romani)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações