Ibovespa sobe com impulso de Vale e avança mais de 3% na primeira semana após eleição

Reuters

Publicado 04.11.2022 17:49

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira, estimulado pelo salto das ações da Vale, em meio a expectativas de alívio nas restrições contra a Covid na China. A sessão também foi marcada por dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos e noticiário corporativo intenso, com Petrobras sob os holofotes.

Índice de referência da bolsa brasileira, o Ibovespa subiu 1,08%, a 118.155,46 pontos, acumulando um avanço de 3,16% na semana. Na máxima do dia, chegou a 120.039,37 pontos. O volume financeiro no pregão somava 39,5 bilhões de reais.

Apostas de saída da China da estratégia Covid-zero no começo de 2023 voltaram a embalar mercados, mesmo com Pequim refutando recentes rumores nesse sentido, após a Bloomberg publicar que o governo chinês tem um plano para retirar suspensões de voos por causa do vírus.

Uma mudança da China nesse sentido tende a favorecer principalmente commodities , o que explica a disparada de papéis da Vale, uma vez que retiraria um dos componentes negativos para o cenário da atividade econômica global.

Investidores também conferiram números de outubro do mercado de trabalho dos EUA, com criação de vagas acima das expectativas e acréscimo ligeiramente maior do que previsto no ganho médio por hora, embora a taxa de desemprego tenha avançado.

Para economistas da Genial Investimentos, os dados oferecem sinais mistos para a decisão do Federal Reserve em dezembro.

"Esse cenário contribui para aumentar a incerteza quanto à magnitude do aumento da taxa de juros, deixando indefinida se a próxima alta será de 50 ou 75 pontos-base", disseram, lembrando que antes da próxima decisão haverá mais dados de emprego.

Por aqui, movimentações sobre transição de governo seguiram no radar. A perspectiva majoritária de que não terá sobressaltos endossou o viés comprador. A principal questão no mercado é sobre quem será o ministro da Fazenda.

O movimento mais positivo na B3 (BVMF:B3SA3) também tem como pano de fundo compras por estrangeiros, passada a eleição. Nos dois primeiros pregões da semana, as compras feitas por não residentes na B3 superaram as vendas em 2,4 bilhões de reais.

Ainda assim, a equipe da Santander (BVMF:SANB11) Asset manteve visão neutra para a bolsa brasileira, citando desafios no campo da inflação e do menor crescimento da economia no cenário global.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Eles avaliaram que o nível de preços no Brasil continua atrativo e o final do ciclo de alta dos juros pode sustentar o movimento positivo, mas destacaram que "as definições de política econômica do próximo governo ainda devem trazer ruídos", conforme relatório a clientes.

DESTAQUES

- VALE ON (BVMF:VALE3) disparou 7,59%, a 72,25 reais, com alta dos futuros de minério de ferro, solidificando ganhos semanais. No setor de mineração e siderurgia, USIMINAS PNA (BVMF:USIM5) avançou 7,65%, CSN ON (BVMF:CSNA3) saltou 6,34% e GERDAU PN (BVMF:GGBR4) valorizou-se 4,58%.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) caiu 5,51%, a 28,3 reais, mesmo com o avanço petróleo no exterior e alta de 48% no lucro da empresa do terceiro trimestre. O Ministério Público pediu a suspensão do pagamento de dividendos da companhia. O Goldman Sachs (NYSE:GS) já havia cortado a recomendação das ações, citando aumento da incerteza em torno das políticas a serem adotadas nos próximos anos.

- ALPARGATAS PN (BVMF:ALPA4) desabou 15,37%, a 18,89 reais, após a dona da Havaianas reportar queda no lucro trimestral, afetado pela participação na norte-americana Rothy's. O resultado mostrou recuo na margem bruta e no volume de vendas no Brasil. A empresa afirmou estar mais cautelosa com o último trimestre do ano em razão do cenário macro no país.

- AMBEV ON (BVMF:ABEV3) subiu 2,68%, a 16,45 reais. O JPMorgan (NYSE:JPM) afirmou que a fabricante de bebidas vem conseguindo manter consistentes aumentos de preços, superando a concorrência sem sacrificar volumes. "O cenário de forte demanda no horizonte devido às atividades de final de ano, incluindo a Copa do Mundo e a melhora do clima, reforçam nossa classificação 'overweight' para Ambev", escreveram.

- BRASKEM PNA (BVMF:BRKM5) tinha elevação de 3,38%, a 33,33 reais. Na véspera, a companhia disse que seu controlador Novonor avisou sobre o início do processo para venda de até a totalidade da participação acionária na petroquímica. Mas afirmou que não há ainda nenhuma concessão de exclusividade para interessados.

- GPA ON perdeu 8,75%, a 20,55 reais, após o dono do Pão de Açúcar (BVMF:PCAR3) mais do que triplicar o prejuízo trimestral. Em teleconferência, executivos da do GPA afirmaram esperar melhora das margens nos próximos anos, com otimização logística, de estoques e administrativas, bem como mudanças nas lojas.

- LOJAS RENNER ON (BVMF:LREN3) cedeu 4,23%, a 29,18 reais, mesmo após alta de 50% no lucro líquido do terceiro trimestre, uma vez que o crescimento de vendas em mesmas lojas desacelerou, afetadas pelo clima mais frio. Executivos da companhia afirmaram que esperam que as vendas de novembro e dezembro, impulsionadas por Black Friday e Natal, ajudem a varejista de moda a ter resultados próximos das suas estimativas.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) valorizou-se 0,36%, a 30,35 reais, e BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) cedeu 1,07%, a 19,4 reais.

- MERCADO LIVRE (NASDAQ:MELI) (BVMF:MELI34) saltou 7,77%, a 938,57 dólares, em Nova York, após reportar alta no lucro no terceiro trimestre, em desempenho acima das expectativas do mercado, uma vez que o crescimento do seu braço de fintech compensou uma desaceleração no negócio de comércio eletrônico. O Credit Suisse (SIX:CSGN) elevou o preço-alvo da ação de 1.400 a 1.450 dólares.

- STONECO perdeu 10,2%, a 10,81 dólares, após anunciar que Pedro Zinner assumirá a presidência-executiva da companhia de meios de pagamento. Thiago Piau, que lidera a empresa desde 2017, vai para o conselho de administração. Zinner já era membro do conselho da StoneCo (NASDAQ:STNE) (BVMF:STOC31).

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações