Ibovespa sobe pelo 3º dia e retoma os 101 mil pontos, em alta de 1,52%

Estadão Conteúdo

Publicado 29.03.2023 05:00

Ibovespa sobe pelo 3º dia e retoma os 101 mil pontos, em alta de 1,52%

O Ibovespa emendou o terceiro dia de ganhos mesmo com o tom "hawkish" da ata do Copom, que contribuiu para apreciar o real frente ao dólar, em dia também de recuo para a moeda americana no exterior. Assim, a referência da B3 (BVMF:B3SA3) conseguiu recuperar a linha dos 101 mil pontos, não vista em fechamento desde o último dia 17, quando vinha dos 103,4 mil no encerramento anterior. Mais uma vez, o giro se manteve restrito, a R$ 21,0 bilhões nesta terça-feira.

Hoje, o Ibovespa oscilou entre 99.488,19 e 101.559,17, saindo de abertura aos 99.672,17 pontos. Na semana, o índice sobe 2,38%, limitando as perdas do mês a 3,57% - no ano, ainda cede 7,79%. Ao fim, a referência da B3 mostrava alta de 1,52%, aos 101.185,09 pontos, nesta terça-feira.

Entre as principais ações, poucas ficaram de fora da recuperação vista na sessão, como Bradesco (BVMF:BBDC4) (ON -0,52%, PN -0,15%) e Santander Brasil (BVMF:SANB11) (Unit -0,19%). Petrobras ON (BVMF:PETR3) (na máxima do dia no fechamento) e PN subiram, respectivamente, 1,73% e 1,77%, enquanto Vale ON (BVMF:VALE3) teve alta de 1,06% na sessão.

Na ponta do Ibovespa, destaque para Hapvida (BVMF:HAPV3) - após anunciar acordo para venda de 10 imóveis por R$ 1,2 bilhão, e um potencial follow on -, cuja ação subiu 18,47% nesta terça-feira, à frente de Qualicorp (BVMF:QUAL3) (+6,35%), Petz (BVMF:PETZ3) (+5,98%) e Braskem (BVMF:BRKM5) (+5,77%). No lado oposto, Rede D'Or (BVMF:RDOR3) (-4,85%), MRV (BVMF:MRVE3) (-2,83%), JBS (BVMF:JBSS3) (-2,02%) e Yduqs (BVMF:YDUQ3) (-1,29%).

Apesar da recuperação parcial nas últimas três sessões, após ter despencado para a faixa dos 97 mil na última quinta-feira, mínima desde julho, ações de primeira linha ainda acumulam perdas substanciais em março, mês que termina na sexta-feira. Mesmo com ganhos acima de 3% no acumulado nas duas primeiras sessões da semana, Petrobras (BVMF:PETR4) ON e PN recuam 7,83% e 6,54% em março. Vale ON, por sua vez, sobe 0,89% na semana e recua 4,93% no mês. Entre os grandes bancos, as perdas de março chegam a 8,30% (Unit do Santander) e na siderurgia, a 13,50% (CSN ON (BVMF:CSNA3), que hoje subiu 4,12%).

Dessa forma, mesmo considerando o afastamento do Ibovespa de mínimas abaixo dos seis dígitos, o atraso e barateamento do índice segue visível, vindo já de mergulho de 7,49% em fevereiro. Evento mais aguardado do dia, a ata do Copom não aliviou a dura perspectiva para a política monetária que havia surpreendido o mercado, na semana passada, no comunicado sobre a manutenção, conforme esperado, da Selic em 13,75% ao ano - sem qualquer sinal de alívio à frente, mesmo com estreitamento de crédito, aqui, e dificuldades no sistema bancário, no exterior. Na ata de hoje, "alguma flexibilização do discurso se deu apenas na discussão do cenário fiscal", aponta em nota Sergio Goldenstein, estrategista-chefe da Warren Rena, especialista em política monetária.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"Além de o Comitê ter reconhecido que a execução do pacote apresentado pelo Ministério da Fazenda atenua os estímulos sobre a demanda (reduzindo o risco de alta sobre a inflação de curto prazo), destacou que a materialização de arcabouço fiscal sólido e crível pode levar a um processo desinflacionário mais benigno, através de seu efeito no canal de expectativas, ao reduzir as expectativas de inflação, a incerteza na economia e o prêmio de risco associado aos ativos domésticos", aponta Goldenstein.

"O que me chamou a atenção foi o grau de explicação, principalmente, em torno da questão das expectativas, metas de inflação e o canal de transmissão entre a política monetária e a economia", observa Gustavo Sung, economista-chefe da Suno Research. "O Copom deixou claro que não alterará o plano de voo da política monetária enquanto não houver uma sinalização clara de ancoragem das expectativas em horizontes mais longos e uma redução do risco fiscal, que passa por um novo arcabouço fiscal crível", acrescenta.

Durante evento com prefeitos nesta tarde em Brasília, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a reforma tributária é um dos caminhos necessários para que o Brasil recupere tempo na economia, juntamente com a reforma do crédito e a apresentação do novo arcabouço fiscal. "Reforma tributária está no topo das nossas prioridades, talvez entre as 3 ou 5 mais importantes", disse. Segundo ele, o arcabouço fiscal será apresentado ainda nesta semana "para o público e para o Congresso."

Mesmo com a ata do Copom ainda emitindo sinais hawkish, o Bank of America (NYSE:BAC) (BofA) reiterou a expectativa de início do ciclo de cortes da Selic em maio, com risco de postergação. O banco espera redução da Selic a 11,0% no fim de 2023. "O estresse no mercado financeiro global e um 'credit squeeze' mais profundo localmente devem pesar na decisão de política monetária à frente", escrevem os estrategistas do BofA David Beker e Natacha Perez em relatório a clientes, reporta o jornalista Cicero Cotrim, do Broadcast.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações