Ibovespa tem 5° alta seguida, para maior patamar desde outubro, com vacina e PEC

Reuters

Publicado 08.12.2021 18:50

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da B3 (SA:B3SA3) teve sua quinta alta seguida nesta quarta-feira, para o maior nível de fechamento desde o fim de outubro, diante de notícia de vacina ligada à variante Ômicron e da promulgação de trechos da PEC dos Precatórios.

O mercado aguardava a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) para a Selic e a alta de 1,5 ponto percentual anunciada após o fechamento da bolsa veio em linha com as projeções de economistas ouvidos pela Reuters, com a taxa básica chegando agora a 9,25% ao ano.

LEIA MAIS: Em linha com expectativas, Copom anuncia alta de 1,5 p.p. na Selic, para 9,25%

O Ibovespa subiu 0,5%, a 108.095,53 pontos, o maior nível de fechamento desde 25 de outubro. O volume financeiro da sessão foi de 28,6 bilhões de reais.

O Ibovespa seguiu sua rota de recuperação, após quase cair abaixo de 100 mil pontos na semana passada. Ao longo do pregão, chegou a acelerar acima de 108.500 pontos, e também recuar para queda, mas manteve-se no azul na maior parte da sessão.

Para Alexandre Espirito Santo, economista-chefe da Órama, o Ibovespa ainda tem espaço para continuar recuperação, dado que a bolsa segue descontada. No entanto, pode ocorrer realização de lucros nas próximas sessões, disse.

Ajudou no desempenho do índice o anúncio, na véspera, de que o texto com trechos da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios já aprovados tanto por Câmara dos Deputados quanto pelo Senado seriam promulgados. Os trechos remanescentes devem ser votados na próxima semana nas duas Casas segundo o acordo anunciado no dia anterior.

O ato formal da promulgação ocorreu no final desta tarde, abrindo espaço fiscal de 60 bilhões de reais para o pagamento do Auxílio Brasil, programa social do governo que substitui o Bolsa Família.

Ainda na cena doméstica, pesou negativamente a divulgação pelo IBGE nesta manhã da queda de 0,1% nas vendas no varejo em outubro, retração não esperada por analisas.

Do exterior, continuaram caindo os receios com a Ômicron. BioNTech (NASDAQ:BNTX) (SA:B1NT34) e Pfizer (NYSE:PFE)  (SA:PFIZ34) disseram que três doses de suas vacinas neutralizam a variante do coronavírus. Ações sensíveis a possíveis restrições de mobilidade, como as de aéreas, subiram forte. Mas o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a disseminação global da variante sugere que ela pode ter um grande impacto na pandemia, e o momento de contê-la é agora.

Nos EUA, os principais índices fecharam com pequena alta. O Nubank deve definir nesta quarta o preço por ação em IPO em Wall Street.

h2 DESTAQUES/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

CVC (SA:CVCB3) disparou 9,6%, Gol (SA:GOLL4) PN subiu 9,2%, Azul PN (SA:AZUL4) avançou 5,9% e Embraer ON (SA:EMBR3) teve alta de 4,9%, diante de notícia sobre efetividade de vacina da Pfizer contra a variante Ômicron.

Weg (SA:WEGE3) subiu 4,3% e foi a maior contribuição positiva para o índice.

Magazine Luiza ON (SA:MGLU3) desabou 10,6%, maior baixa do Ibovespa, após vendas no varejo caírem em outubro e frustrarem estimativas. Outras varejistas também marcaram queda forte na abertura, mas reagiram ao longo do pregão. VIA ON caiu 0,5%, enquanto Lojas Americanas (SA:LAME4) subiu 3,9% e AMERICANAS ON avançou 2,65%.

Marfrig (SA:MRFG3) subiu 6,3%, após o Bank of America Corp (NYSE:BAC) (SA:BOAC34) elevar a recomendação da companhia de 'neutra' para 'compra'. Analistas do banco disseram que a desvalorização recente dos papéis da companhia por conta da desaceleração sazonal das margens de carne bovina nos EUA, é "injustificada".

Eztec (SA:EZTC3) ON subiu 6,4%, MRV ON (SA:MRVE3) avançou 5,9% e Cyrella ON (SA:CYRE3) teve alta de 5,3%.

Eletrobras ON (SA:ELET3) subiu 0,85% e PN caiu 0,2%. As ações subiram forte na abertura, mas perderam terreno após o Tribunal de Contas da União adiar a análise do processo de privatização da empresa. O relator na corte, ministro Aroldo Cedraz, disse que o tema foi retirado da pauta por manifestações enviadas pelo "poder Executivo e sociedade brasileira" e que a análise pode ocorrer na próxima semana.

Itau Unibanco PN (SA:ITUB4) caiu quase 1%, Bradesco PN (SA:BBDC4) cedeu 0,6% e Santander Unit (SA:SANB11) recuou 0,2%

Vale (SA:VALE3) caiu 0,75% em dia misto para empresas de mineração e siderurgia, com queda de CSN  (SA:CSNA3) em 1,3% e alta de Usiminas PN (SA:USIM5) de 0,9%. Gerdau PN (SA:GGBR4) cedeu 0,07%.

Getnet Unit (SA:GETT11) caiu 3,76%, após anunciar saída de seu presidente-executivo Pedro Coutinho em 31 de março de 2022. Outras empresas ligadas ao setor de tecnologia também cederam, como MÉLIUZ ON que recuou 1,46% -- também de olho no dado negativo de varejo --, enquanto Locaweb  (SA:LWSA3) subiu 5,3%.

 

(Por Andre Romani)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações