Ibovespa tem dia volátil com liquidação de ações de tecnologia em NY e reação ao Copom

Reuters

Publicado 03.02.2022 12:21

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa brasileira operava entre perdas e ganhos nesta quinta-feira, sob pressão negativa de Wall Street e de nova queda das ações da Petrobras se contrapondo ao efeito da sinalização na redução no ritmo do aperto monetário no Brasil.

Às 12h19, o Ibovespa caía 0,07%, a 111.815,73 pontos. O volume financeiro era de 7,6 bilhões de reais.

O Banco Central (BC) elevou a Selic a 10,75% ao ano na véspera ao subir a taxa básica de juros em 1,5 ponto percentual pela terceira vez seguida, conforme esperado, mas surpreendeu parte do mercado ao indicar ritmo menor de ajuste.

O órgão ainda revisou significativamente para cima sua projeção de inflação para 2022 e afirmou que o horizonte relevante para a política monetária é, "em maior grau", 2023.

Alguns setores mais sensíveis à taxa de juros reagiam positivamente à sinalização, como os de construção, educação e varejistas, ainda que esse movimento seja limitado por uma liquidação forte das ações de tecnologia em Nova York.

Os três principais índices de ações nos EUA caíam, à medida que as ações da Meta, dona do Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34), afundavam, após a empresa divulgar uma projeção abaixo da esperada. O movimento contaminava o resto dos papéis do setor, assim como os mercados acionários globalmente.

Além disso, os novos pedidos de auxílio-desemprego caíram mais que o esperado na semana passada nos EUA. Na véspera, o relatório de emprego da ADP revelou que o setor privado fechou postos de trabalho em janeiro pela primeira vez em um ano. Os números devem ajudar a calibrar expectativas do mercado para um indicador mercado de trabalho a ser divulgado na sexta-feira.

O mercado também digere decisões de política monetária na Europa. O BC da zona do euro, deixou a política inalterada, mas a presidente da instituição, Christine Lagarde, mostrou tom mais duro quanto à inflação. E o BC da Inglaterra elevou o juro para 0,5%, em decisão dividida, com algumas autoridades querendo aumento ainda maior.

h2 DESTAQUES/h2

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) caía 1,5%, em meio a recuo nos preços do petróleo por conta de realização de lucros. PETRORIO ON (SA:PRIO3) tinha queda de 1,8%. Além disso, de pano de fundo, diretor financeiro da Petrobras, Rodrigo Araujo, disse ver potencial para a estatal pagar dividendos muito maiores do que no passado. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que, em um eventual novo governo, não manterá o preço dos combustíveis vinculado ao dólar.

- CIELO ON (SA:CIEL3) caía 3,4%, após subir até 5,2% na abertura, na sequência de divulgação de resultados. O lucro líquido da companhia no quarto trimestre foi a 336,9 milhões de reais, alta de 13% ante mesma etapa de 2020. A moderada alta do processamento de pagamentos, a maior penetração e antecipação de recebíveis e o controle de despesa fizeram contraponto a margens menores e nova redução da base de clientes.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- LOCAWEB ON (SA:LWSA3) caía 3,7%, enquanto INTER UNIT (SA:BIDI11) caía 2,2%, em meio à liquidação global dos papéis ligados à tecnologia.

- BTG PACTUAL UNIT (SA:BPAC11) caía 2,6%. ITAÚ UNIBANCO PN (SA:ITUB4) subia 0,2%, BRADESCO PN (SA:BBDC4) ganhava 0,1% e SANTANDER BRASIL UNIT (SA:SANB11) recuava 0,2%. Já BANCO DO BRASIL (SA:BBAS3) subia 0,8%. Grandes bancos registraram perdas firmes na véspera, após o Santander Brasil divulgar resultados abaixo do esperado pelo mercado para o quarto trimestre.

- VALE ON (SA:VALE3) subia 0,5%, enquanto siderúrgicas operavam mistas, com USIMINAS PNA (SA:USIM5) caindo 1,4% e CSN ON (SA:CSNA3) subindo 0,2%.

- JHSF (SA:JHSF3) subia 2%, MRV (SA:MRVE3) tinha alta de 0,5%, EZTEC (SA:EZTC3) ganhava 0,8% e CYRELA avançava 0,8%, em sessão positiva para empresas do setor imobiliário, após indicação de redução do ritmo de alta na Selic pelo BC.

- YDUQS ON (SA:YDUQ3) subia 3,2% e COGNA ON (SA:COGN3) avançava 2,8%.

- AMERICANAS ON (SA:AMER3)subia 2,6%, VIA ON (SA:VIIA3)avançava 2% e MAGAZINE LUIZA ON (SA:MGLU3) evoluía 1,5%.

- AREZZO ON (SA:ARZZ3), que não está no Ibovespa, ganhava 0,3% em dia de definição de preço por ação de seu follow-on.

(Por Andre Romani)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações