Ibovespa recua com ajustes e atenção à PEC; Vale e Petrobras sobem

Reuters

Publicado 05.12.2022 10:14

Atualizado 05.12.2022 11:51

SÃO PAULO (Reuters) - O sinal negativo prevalecia na bolsa paulista nesta segunda-feira, em meio a ajustes após uma semana positiva, enquanto agentes financeiros continuam monitorando as negociações relacionadas à PEC da Transição.

Às 11:12, o Ibovespa caía 0,95%, a 110.856,53 pontos, após acumular um avanço de 2,7% na semana passada.

O volume financeiro somava 4,2 bilhões de reais, em sessão que tende a ter a liquidez novamente afetada na segunda etapa do dia, em razão de jogo do Brasil na Copa do Mundo.

Em Brasília, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), colocou a PEC da Transição na pauta da próxima quarta-feira do plenário da Casa, apesar de a proposta ainda estar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Investidores estão atentos sobre o desfecho das negociações em torno do valor e do prazo de exceção ao teto de gastos.

A PEC original protocolada no Congresso cria uma exceção de até 198 bilhões de reais para gastos fora do teto em 2023. Pelo texto, a medida teria validade por quatro anos.

"As atenções seguem voltadas para os próximos passos do futuro governo, especialmente no que diz respeito à formação da equipe econômica e ao quadro fiscal para 2023", afirmou a equipe de pesquisa macroeconômica do Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4).

No caso da equipe, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ainda não anunciou membros da equipe econômica, mas tem crescido no mercado a aposta de que a pasta da Fazenda será comanda pelo ex-ministro Fernando Haddad.

Lula afirmou na sexta-feira que só deve anunciar os nomes de seu ministério após a diplomação presidencial em 12 de dezembro, e disse que o nome escolhido para comandar o Ministério da Fazenda terá a cara de seu primeiro mandato.

No exterior, a semana começava com alta de commodities como petróleo e minério de ferro, mas Wall Street sinalizava uma abertura em baixa antes de dados de serviços dos Estados Unidos.

DESTAQUES

- EZTEC (BVMF:EZTC3) ON caía 5,62%, a 14,61 reais, em sessão mais negativa para construtoras e incorporadoras, diante da alta na curva futura de juros. CYRELA ON (BVMF:CYRE3) mostrava declínio de 4,99%, com o índice do setor imobiliário da B3 (BVMF:B3SA3), que também inclui empresas de shopping centers, cedendo 3,08%.

- ECORODOVIAS ON (BVMF:ECOR3) recuava 4,17%, a 4,14 reais, tendo ainda como pano de fundo relatório do Itaú BBA, com recomendação "market perform" e preço-alvo de 5,5 reais. Apesar de enxergarem uma taxa de retomo (TIR) atraente em termos nominais, explicam a visão mais conservadora citando possíveis atrasos no ciclo de flexibilização monetária; alta alavancagem, que deve persistir por algum tempo; e falta de gatilhos positivos claros no curto prazo e ventos contrários ao reequilíbrio econômico do Ecoporto. No setor, CCR ON (BVMF:CCRO3) perdia 2,23%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- LOCAWEB ON mostrava queda de 3,79%, a 8,63 reais, em meio a ajustes após um salto de quase 22% na semana passada. Analistas do JPMorgan (NYSE:JPM) reiteraram recomendação "overweight" para os papéis, mas reduziram o preço-alvo de 12 para 11 reais, citando revisão de baixa nas margens de comércio, parcialmente compensadas por margens mais altas em hospedagem (Be Online/SaaS). No setor, POSITIVO ON caía 6,42%.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) valorizava-se 0,77%, a 26,11 reais, beneficiada pela alta dos preços do petróleo no exterior. O contrato do Brent tinha elevação de 2,7%, a 87,88 dólares o barril, depois que os países da Opep+ mantiveram suas metas de produção estáveis antes de uma proibição da União Europeia e um teto de preço do G7 que entrou em vigor para o óleo russo.