Ibovespa tem recuperação leve, mas investidor segue atento à China

Reuters

Publicado 21.09.2021 12:38

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice de ações brasileiras tinha leve reação nesta terça-feira, após cinco sessões no vermelho, com investidores fazendo compras pontuais enquanto seguiam atentos a um possível calote no setor imobiliário da China e esperavam por novos passos na política monetária de Brasil e Estados Unidos.

Às 12:30, o Ibovespa tinha valorização de 0,62%, aos 109.518,38 pontos. O giro financeiro do dia somava 10,6 bilhões de reais.

Nas cinco sessões até a véspera, o índice acumulou perda de 6,5%, refletindo sobretudo o receio de que um calote da gigante chinesa Evergrande (OTC:EGRNY) em investidores deflagre uma crise no setor imobiliário do país e, consequentemente, abale a recuperação da economia global, já frágil devido a novas ondas de Covid-19 e de espasmos da inflação.

Profissionais do mercado seguem tentando mensurar eventuais desdobramentos de um calote sobre o setor que responde por cerca de um quarto do PIB chinês e sobre companhias brasileiras que exportam para aquele mercado, como Vale (SA:VALE3).

"Desnecessário dizer que falhamos em mapear corretamente todos os riscos e a extensão dos danos recentemente", escreveu o BTG Pactual em nota a clientes, prevendo que autoridades da China tenderiam a evitar uma crise total, mas que "ainda há dúvidas sobre o momento e a magnitude da interferência".

As ações ligadas ao setor de aço no Brasil seguiam fora das que exibiam recuperação nesta terça-feira, descolando de papéis de grandes bancos e de outras empresas de consumo doméstico. Anúncios corporativos também permitiam recuperações pontuais.

Mas a reação das ações era limitada entre outros fatores pela expectativa por anúncios sobre política monetária, ambos na quarta-feira. Nos Estados Unidos, um comitê do Federal Reserve deve atualizar o mercado sobre a desmontagem de um programa de compra de títulos que tem ajudado a economia a se recuperar dos efeitos da pandemia.

Por aqui, a aposta majoritária é de que o comitê de política monetária do Banco Central eleve a taxa básica de juro em 1 ponto percentual, para 6,25% ao ano, além de indicar novos passos nesse sentido para tentar conter a inflação.

h2 DESTAQUES/h2

- CVC (SA:CVCB3) subia 3,2%, após a companhia de turismo ter revelado pela manhã dados operacionais e financeiros relativos a agosto.

- VIA (SA:VIIA3) ganhava 6,3%, após a dona da rede Casas Bahia ter informado que superou no início deste mês 100 mil vendedores terceiros em sua plataforma online.

- GOL (SA:GOLL4), que anunciou acordo com a Avolon para operar 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais em 2025, subia 3,3%.

- BRADESCO (SA:BBDC4) subia 2%, liderando uma recuperação parcial entre ações de grandes bancos. ITAÚ UNIBANCO (SA:ITUB4) evoluía 0,7%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

- PETROBRAS (SA:PETR4) tinha recuperação, subindo 1,4% em dia de novas quedas nas cotações dos preços do barril do petróleo.

- VALE recuava 0,2%, refletindo a tensão continuada com uma possível crise no setor imobiliário da China. Na mesma direção, CSN (SA:CSNA3) perdia 3,1%, enquanto USIMINAS (SA:USIM5) tinha baixa de 2,8%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações